Nota de pesar: Prof. Dr. Benjamin Israel Kopelman

Com pesar, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Academia Brasileira de Pediatria (ABP) comunicam o falecimento do acadêmico Professor Dr. Benjamin Israel Kopelman, aos 87 anos. Desde 2006, ele ocupava a cadeira nº 10, cujo patrono é o Prof. Pedro de Alcântara. O sepultamento ocorrerá nesta terça-feira (14), às 13h, no Cemitério Israelita do Butantã, à Avenida Engenheiro Heitor Antônio Eiras Garcia, 5530, bairro Jardim Educandário, na capital paulista.

Nascido em Campinas, interior de São Paulo, formou-se médico pela Escola Paulista de Medicina, em 1959, e já no ano seguinte ocupou a única vaga para residente em pediatria da Clínica Pediátrica.

Toda a sua vida universitária se desenvolveu na Escola Paulista de Medicina, onde, em 1971, concluiu seu doutorado. Em 1974, fez livre-docência e em 1978 se tornou Professor Titular até a sua aposentadoria compulsória, em 2006.

Na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), a qual pertence a Escola Paulista de Medicina, presidiu por 4 anos a Comissão de Concessão do Título de Professor Afiliado.

Publicou, sua maioria em colaboração, dez livros e centenas de apresentações e publicações em congressos nacionais e internacionais, e em periódicos nacionais e internacionais.

VIDA ASSOCIATIVA – A vida do Professor Benjamin se dividia entre a carreira universitária e a vida associativa. Ele foi fundador da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), em 1970, e presidiu por dois períodos o Comitê de Terapia Intensiva da SBP, tendo nesse período presidido o congresso da especialidade, na cidade de São Paulo.

Pertenceu ao Comitê de Perinatologia da SBP, por quatro períodos, sendo seu presidente em dois deles, durante os quais presidiu o X Congresso Brasileiro de Perinatologia, em 1986, em Brasília; e V Congresso Latino-Americano de Perinatologia, em 2001, no município do Rio de Janeiro.

Em 2002, presidiu o Congresso Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Saúde da Criança e Adolescente, realizado na cidade de São Paulo. Foi membro do Conselho Curador da Fundação Sociedade Brasileira de Pediatria (FSBP) e dos Comitês de Bioética da SBP e SPSP.

Em 2006, foi eleito Acadêmico Titular da Academia Brasileira de Pediatria, ocupando, até hoje, a cadeira nº 10, cujo patrono é o Prof. Pedro de Alcântara.