Nova diretoria da Sociedade Mineira de Pediatria é eleita para o biênio 2021-2022

Manter o trabalho realizado na última gestão visando aproximar cada vez mais o pediatra mineiro da Sociedade Mineira de Pediatria (SMP). Essa é a tônica do novo grupo gestor que assume o comando da instituição para o biênio 2021-2022, segundo o presidente eleito, o pneumologista pediátrico dr. Cássio da Cunha Ibiapina.

As estratégias de educação continuada do especialista médico e dos profissionais de saúde que atendem crianças e adolescentes também vão continuar, principalmente os webinares, de acordo com dr. Ibiapina. Para ele, o médico precisa ter momentos que unam arte, cultura e educação. “O médico precisa que o evento seja de conhecimento e relaxamento, por isso vou criar também uma diretoria de arte e cultura”, comenta.

O presidente comemora a volta dos cursos de imersão, adaptados para uma nova realidade com as aulas teóricas online. Além disso, ele pretende retomar o Curso de Trauma e está conversando com os coordenadores dos cursos da SMP para avaliar a viabilidade de manter dois Centros de Treinamento, um na nova sede da SMP e o outro antigo.

GESTÃO COMPARTILHADA – Outra característica da diretoria será a gestão compartilhada. Nesse contexto, a vice-presidente eleita, dra. Márcia Gomes Penido Machado agradece a confiança dos pediatras demonstrada na participação expressiva nas eleições. “Esperamos realizar uma gestão dinâmica e produtiva, mas ao mesmo tempo solidária e alinhada aos objetivos da SMP. O momento é de grandes desafios, principalmente com a pandemia e seus impactos a curto e longo prazo. Mas seguiremos fortes e unidos nesta missão”, comenta.

A secretária-geral da gestão atual, dra. Flávia Cardoso Rodrigues, continua no mesmo cargo nos próximos dois anos. Sua expectativa é dar continuidade à programação científica-educacional promovida pela diretoria presidida por dra. Marisa Lages Ribeiro. “Orientando e engajando nossos associados para a implementação e atenção às boas práticas de saúde baseadas em evidências, atuando sempre com transparência e ética”, disse. Para ela, é importante manter uma relação com a sociedade civil, na função de informar e desenvolver ações com ênfase no bem-estar das crianças e adolescentes.

POSSE – A nova diretoria da SMP foi eleita em novembro passado, por meio de chapa única, e contou com a participação de aproximadamente 350 sócios quites, que confirmaram a escolha por meio de voto eletrônico virtual. A posse ocorreu em dezembro de 2020, durante o 1º Congresso Mineiro de Pediatria online, e a gestão iniciou seu mandato em 1º de janeiro de 2021.

*Com informações da assessoria de comunicação da SMP.