Novo documento científico aborda associação entre insuficiência adrenal e Covid-19 em crianças e adolescentes

A partir das dúvidas de muitos pacientes com insuficiência adrenal quanto à manutenção de sua terapia contínua com corticosteroide durante esse período de pandemia, o Departamento Científico de Endocrinologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou a Nota de Alerta “Insuficiência Adrenal e Covid-19”. A publicação traz informações importantes para orientar os pediatras sobre a associação entre insuficiência adrenal e COVID-19 em crianças e adolescentes.

ACESSE AQUI A NOTA NA ÍNTEGRA.

De acordo com a nota, pacientes com insuficiência adrenal são considerados como vulneráveis à COVID-19, apresentando maior risco de desenvolver complicações respiratórias graves da infecção. “Como eles são mais vulneráveis a complicações da COVID-19, manter, com rigor, as medidas de prevenção já estabelecidas pelo Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, destaca trecho da nota.

O documento ressalta ainda que, nesse momento da pandemia, as consultas eletivas não são recomendadas para evitar risco de contaminação em consultórios e hospitais com pessoas potencialmente infectadas. “Se necessário, contate o médico da criança equipe médica por telefone, mensagens de texto e e-mails. Contudo, se a criança ou adolescente apresentar febre associada a tosse e dificuldade para respirar, procure atendimento médico imediato”, orienta a nota.

A nota da SBP traz ainda recomendações para os pais ou responsáveis por crianças e adolescentes com insuficiência adrenal e uma lista de sintomas que sugerem a hipótese da doença, com indicação do tratamento adequado para cada situação.

Informações atualizadas sobre o impacto da COVID-19 em Pediatria são disponibilizadas no novo site da SBP, disponível em: https://www.sbp.com.br/especiais/covid-19/