Novo documento científico mostra importância da nutrição enteral em pacientes pediátricos

O Departamento Científico de Suporte Nutricional da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou nesta segunda-feira (26) o documento científico Nutrição Enteral em Pacientes Pediátricos. O texto aborda a importância do suporte nutricional para situações específicas em pediatria como, por exemplo, induzir remissão na doença de Crohn, facilitar o “descanso pancreático” na pancreatite e prevenir a depleção nutricional que acompanha um grande número de doenças do trato gastrintestinal.

ACESSE AQUI O DOCUMENTO.

Segundo o documento, a terapia nutricional pode ser feita por nutrição parenteral total (NPT) e por nutrição enteral total (NE). Segundo os especialistas, a NE, quando comparada à NPT, apresenta menos complicações graves e é menos onerosa. Os autores afirmam ainda que as fórmulas de NE diferem no seu teor de proteínas e gorduras e podem ser classificadas como elementares (monoméricas), semi-elementares (oligoméricas), poliméricas ou especializadas.

O texto traz também os objetivos do suporte nutricional em crianças, as intervenções que devem ser feitas em casos específicos, as estratégias de condução, as indicações e contraindicações da nutrição enteral, além de duas tabelas: uma com a seleção de fórmulas para nutrição enteral de acordo com a fonte de nitrogênio e outra com fórmulas enterais e suplementos/complementos, segundo o fabricante de cada produto.

Participaram da elaboração do texto os drs. Rubem Feferbaum, presidente do DC de Suporte Nutricional da SBP; Isaura Merola Farias, secretária; Ary Lopes Cardoso, Christiane Araujo Leite Chaves, José Vicente Noronha Spolidoro, Mônica Chang Wayhs, Tânia Mara Perini Dillem Rosa, Vanessa Y. Salomão W. Liberasso (Conselho Científico).