Todo adolescente que ingere bebida alcoólica, principalmente abaixo dos 18 anos, pode ter consequências maléficas em vários setores da vida. O alerta é da dra. Rachel Niskier, presidente do Departamento Científico de Adolescência da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj). A especialista, convidada desta semana da revista Residência Pediátrica, abordou o tema “o adolescente e o álcool” em novo podcast divulgado nesta quinta-feira (2).
OUÇA AQUI A ÍNTEGRA DO PROGRAMA.
No programa, dra. Rachel lembra o artigo 243 da Lei 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente, que diz ser proibido “vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar, ainda que gratuitamente, de qualquer forma, a criança ou a adolescente, bebida alcoólica ou, sem justa causa, outros produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica”.
Entre os malefícios apontados pela pediatra como consequência do consumo de álcool na adolescência estão as relações sexuais sem proteção, a gravidez indesejada, as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e os comportamentos antissociais. “Ou seja, o álcool não traz nenhum tipo de benefício à vida dos adolescentes”, destacou a dra. Rachel, que encerra o programa apontando para a importância de os pediatras abordarem o tema nas consultas com os pacientes.
CAUSA DE MORTE – A ingestão precoce de álcool é a principal causa de morte de jovens de 15 a 24 anos de idade em todas as regiões do mundo. O dado consta do Guia Prático de Orientação sobre o impacto das bebidas alcoólicas para a saúde da criança e do adolescente, lançado em fevereiro de 2017 pelo Departamento Científico de Adolescência da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
O documento traz uma série de recomendações para o estimulo à prevenção ao consumo de álcool entre os mais jovens. Voltado aos gestores, médicos, pais e educadores, traz alertas sobre os distúrbios causados pelo consumo precoce de bebidas alcoólicas.
O Departamento Científico de Adolescência também produziu textos informativos para o site Pediatria para Famílias sobre os fatores de riscos para o uso de álcool pelos adolescentes. Para acessar o conteúdo, clique aqui.
VEJA ABAIXO OS TRÊS ÚLTIMOS PODCASTS DIVULGADOS:
Doença Meningocócica no Estado de Santa Catarina
PED CAST SBP: "Meu filho tem dificuldade de socializar: o que faz...
28/04/2025 , 09:54Atenção, associados: se aproxima o período de votação da SBP!
25/04/2025 , 14:02Relatório Mundial sobre a Qualidade do Ar – IQAir 2024; Estado Gl...
24/04/2025 , 16:36PED CAST SBP: "Pressão alta em crianças e adolescentes"
22/04/2025 , 18:4218º Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica reúne mais de ...
22/04/2025 , 11:31Miopia na criança: conceito, fatores de risco, tratamento e compl...
22/04/2025 , 08:31