A ampliação e oferta dos novos cursos de Medicina no Brasil é uma situação preocupante, pois muitos locais ainda carecem de infraestrutura e de profissionais qualificados para docência. Quem faz o alerta é o diretor de Ensino e Pesquisa da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Joel Lamounier. “Houve um aumento no número de vagas sem um correspondente aumento nos investimentos para formação de recursos humanos necessários para a docência, bem como da infraestrutura”, adverte.
Outro ponto destacado por ele é a necessidade de maior integração entre ensino e pesquisa. Segundo dr. Joel, alguns projetos que envolvem os pediatras estão em andamento pela SBP. “Historicamente, temos realizado o congresso de Ensino e Pesquisa como forma de incentivo e contribuição para formação mais direcionada de pediatras nesta questão”, destaca.
O especialista fala ainda da preocupação da SBP para que as residências ofereçam bons programas aos médicos. Ele frisa que ao ingressar na graduação em medicina, o aluno já deve receber os primeiros ensinamentos em Ética e Bioética. Para ele, a SBP tem o seu Departamento Científico de Bioética e pode muito contribuir para a formação do médico, em especial, do residente de pediatria.
Leia abaixo íntegra da entrevista.
SBP Notícias – Como o senhor avalia o processo de formação dos médicos brasileiros, de forma em geral, na graduação? O que precisa mudar?
Dr. Joel Lamounier – Nos últimos anos ocorreu no Brasil uma expansão nos cursos de Medicina. Novas escolas foram abertas, em diferentes regiões do País. Embora a ideia fosse levar a medicina para os lugares mais distantes, muitos lugares carecem de uma infraestrutura e de pessoal qualificado para docência. Portanto, houve um aumento do número de vagas, sem um correspondente aumento nos investimentos para formação de recursos humanos necessários para a docência, bem como da infraestrutura. Nesse aspecto, mais importante são os cenários de práticas da rede ambulatorial e hospitalar dos municípios.
SBP Notícias – Qual o espaço que deve ser dedicado à Pediatria nos cursos de graduação em medicina? Ele está plenamente ocupado? Por quê?
Dr. Joel Lamounier – A Pediatria é uma área importante do curso de medicina. A formação do médico deve ocorrer dentro dos quatro anos destinados ao ensino teórico. Complementado com dois anos de internato hospitalar e de saúde coletiva. Assim, todo o conhecimento teórico deve ser ministrado em aproximadamente quatro semestres, dependendo de como cada curso organiza a grade curricular. A maneira de ensinar são aulas teóricas, trabalhos a distância usando a internet e a atuação no atendimento médico em ambulatório sob a supervisão docente. Aliado a isto, deve-se complementar com estágio hospitalar de neonatologia, clinica pediátrica, urgência e emergência. Estas são as orientações do MEC nas diretrizes nacionais do curso de medicina. No entanto, cabe a cada instituição definir melhor a carga horária para contemplar as exigências do MEC, que podem ser condições necessárias para uma boa formação do médico em atendimento desde o recém-nascido até o adolescente.
SBP Notícias – O egresso das escolas médicas está plenamente preparado para o diagnóstico e a prescrição pediátricos? Como suprir as carências existentes?
Dr. Joel Lamounier – Na formação do médico, dentre os conteúdos de pediatria deve-se incluir também as bases da prescrição e terapêutica. Este conteúdo pode ser administrado em um dos semestres, e manter-se de forma continua ao longo do curso.
SBP Notícias – Qual a contribuição que a SBP, como entidade de representação dos pediatras, pode trazer para este campo? Há projetos em andamento?
Dr. Joel Lamounier – Na formação do médico, a SBP tem uma atuação histórica. Ao longo dos anos tem procurado atuar para divulgar o conhecimento cientifico, capacitação de pediatras por meio de jornadas, eventos e congressos científicos. Mais recentemente podemos destacar o movimento de interiorização da pediatria. A SBP tem contribuído e colaborado na atualização de pediatras através de cursos nos mais diversos locais do País, em regiões mais distantes e, desta forma, manter o colega na ponta da assistência mais próxima dos novos conhecimentos, novos tratamentos, diagnósticos, etc. Sem dúvida estes cursos foram considerados como estratégicos para a nova gestão da SBP, que procura e faz todos os esforços para a realização. Podemos dizer que se trata de um investimento no capital humano da SBP, não um gasto de recursos!
SBP Notícias – Na área do ensino e pesquisa, quais são as perspectivas da SBP no ano que está se iniciando?
Dr. Joel Lamounier – O ensino e pesquisa de certa forma são integrados. Existem alguns projetos para serem iniciados pela SBP que envolvem os pediatras. Outros projetos envolvendo a criança e o adolescente podem ser apoiados no que for possível pela SBP. Historicamente, temos realizado o congresso de Ensino e Pesquisa como forma de incentivo e contribuição para formação mais direcionada de pediatras nesta questão. Ou seja, tanto o ensino quanto a pesquisa podem ser incorporados pelo pediatra no seu dia a dia em suas atividades profissionais.
SBP Notícias – Como o senhor vê a questão da ética médica nos programas de graduação e residência em medicina?
Dr. Joel Lamounier – A residência em Pediatria é uma oportunidade para o médico ampliar e ter maior formação na área desta especialidade. Constitui uma preocupação da SBP que as residências ofereçam bons programas para os médicos. Ética médica é incluída na formação do médico. Seu conteúdo deve ser ensinado ao longo de todo o curso de medicina. No entanto, é muito importante que ao ingressar na escola médica o aluno já receba os primeiros ensinamentos em Ética e Bioética. A SBP tem o seu Departamento Científico de Bioética e pode muito contribuir para a formação do médico, em especial, do residente de Pediatria. Importantes veículos de divulgação científica vinculados a SBP são fontes de consulta para os estudantes de medicina, residentes de pediatria, e pediatras em geral. Podemos destacar o Jornal de Pediatria, a revista Residência Pediátrica e o SBP Ciência.
PED CAST SBP | "Neuroblastoma"
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