Nutrição infantil: pediatras discutem alimentação adequada para crianças de 3 a 10 anos

"Alimentação para criança na idade escolar de 3 a 10 anos”. Esse foi o assunto de uma live recente promovida pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). O encontro online foi transmitido pelo site oficial da entidade e contou com a participação de duas especialistas do Departamento Científico (DC) de Nutrologia da SBP, dra. Elza Daniel de Mello e dra. Fernanda Luisa Ceragioli Oliveira. A moderação foi feita pela dra.  Cristiane Kochi, membro do DC de Endocrinologia da entidade. 

CONFIRA AQUI A LIVE NA ÍNTEGRA

Em sua apresentação, a dra. Elza Mello abordou o tema “Aspectos práticos da formação do hábito alimentar: ampliando as escolhas e reduzindo a seletividade”. A especialista falou sobre como a formação do hábito alimentar na vida adulta está relacionada a diversas situações, desde fatores genéticos (herança familiar) até sabores da dieta durante a infância e adolescência (consumo de alimentos saudáveis). Por isso, as preferências e comportamentos alimentares dependem da experiência sensorial (sabor, paladar); exposição a alimentos sólidos (aparência, textura, sabor) e envolvimento social (interação mãe/responsável – criança durante a refeição).

Em seguida, a dra. Fernanda Ceragioli abordou a importância da diversidade alimentar na redução do excesso de peso. Na oportunidade, ela também falou sobre a prevenção à obesidade, questões relacionadas à orientação nutricional efetiva para as crianças, as prioridades e as etapas nesse processo, o tratamento da obesidade, os desafios e a necessidade de uma equipe multidisciplinar.