“O Outro Lado do Paraíso” mostra que amamentação cruzada é incorreta, como pediu a SBP

A imediata reação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) diante do repasse de uma informação equivocada em horário nobre na TV brasileira fez com que a Rede Globo abrisse espaço na sua novela das oito para corrigir o erro cometido por seus autores. Quem assistiu ao capítulo de “O Outro Lado do Paraíso” exibido na quarta-feira (4) viu um diálogo entre os personagens Suzy (Ellen Rocche), Adinéia (Ana Lucia Torre) e Samuel (Eriberto Leão) esclarecer a forma correta de uma mulher amamentar o filho de outra.

“Movido pela generosidade, eu acabei me equivocando. A família da Nádia é tão próxima da nossa que eu acabei oferecendo o leite da Suzy”, revelou o personagem Samuel. A partir disso, o casal explica que o jeito certo de ajudar outros bebês é fazendo a doação do leite materno em bancos que analisam e pasteurizam o alimento. Dessa forma, a trama mostrou que a chamada amamentação cruzada (quando uma mulher oferece o seio para o filho de outra), apresentada em outro capítulo, é uma prática incorreta.

ABORDAGEM - Em nota divulgada à imprensa e à população, quando da exibição dessa abordagem inadequada (em 27/03/2018), a SBP alertou para a responsabilidade que um programa de grande audiência tem na abordagem desse tema. A intenção foi sensibilizar a TV Globo para evitar a disseminação de atitudes incorretas durante a amamentação, às quais podem colocar a saúde das crianças em risco.

LEIA A NOTA DA SBP COM ESCLARECIMENTOS SOBRE AMAMENTAÇÃO

“Ficamos felizes com o pronto retorno da emissora. No mesmo dia de nosso pleito, o diretor de Dramaturgia da Globo, Silvio de Abreu, nos informou que o ajuste seria feito. Assim, de uma forma simples e didática, os autores e interpretes mostraram a forma correta de uma mulher fazer uma doação de leite. Isso reforça hábitos saudáveis e ajuda a difundir uma prática desejável junto à população”, disse a presidente da SBP, dra Luciana Rodrigues Silva, que destacou a importância da entidade estar atenta em todos os momentos.

SUPORTE - De acordo com ela, toda a população deve dar suporte para as mães que amamentam e os pediatras devem ser valorizados por serem fundamentais ao orientar sobre o tema. “Contudo, para tanto, é preciso evitar que práticas não recomendáveis, como é a amamentação cruzada, sejam difundidas, o que pode confundir e causar problemas de saúde graves. Os pediatras pedem, assim, que todos os veículos de comunicação, em especial a emissora responsável pela novela onde as cenas foram exibidas, ajudem a disseminar de modo correto as vantagens do aleitamento junto aos brasileiros”, reiterou.

Na nota, a SBP criticou ainda que a sugestão feita, na novela, de que existe leite materno “fraco” também não está correta. “É importante destacar que a amamentação deve ser estimulada, pois é o único processo natural que garante acesso ao alimento completo e mais adequado para as crianças. Por isso, deve ser oferecido, de modo exclusivo, nos seis primeiros meses, podendo ser complementado a partir de então”, orienta a Sociedade.

Os pediatras lembram ainda que uma criança pode, sim, receber leite de outra mulher.  No entanto, ressaltam, “esse leite deve ser oriundo de uma doação a um banco de leite humano, onde recebe tratamento que o deixa livre de qualquer possibilidade de transmissão de doenças”. Para repassar orientações adequadas, a SBP mantém em seu site uma página com dicas importantes (http://www.sbp.com.br/index.php?id=494).

Repercussão:

VEJA.COM - CRITICADA, NOVELA ABANDONA AMAMENTAÇÃO CRUZADA E ATÉ DÁ AULA

BEBÊ MAMÃE - APÓS CRÍTICAS DE PEDIATRAS, O OUTRO LADO DO PARAÍSO MUDA CENAS COM BEBÊS

BEBÊ.COM.BR - NOVELA O OUTRO LADO DO PARAÍSO FAZ RETRATAÇÃO SOBRE AMAMENTAÇÃO CRUZADA