O que são as “drogas digitais” em forma de áudio, da plataforma iDoser

Publicada em 13 de abril de 2022.

Um  influencer do TikTok viraliza compartilhando um fato inusitado com seus seguidores: segundo ele, algumas “doses” de áudios específicos poderiam oferecer efeitos relaxantes ou psicodélicos, típicos de drogas alucinógenas. A promessa (falsa) vem de sites e plataformas online, como a i-Doser, que comercializa os sons chamados popularmente de “drogas digitais” ou “drogas sonoras”. 

O nome, por si só, já é enganoso: não se trata, claro, de quaisquer substância química que possa provocar alterações em nosso organismo e levar a estados de excitação ou relaxamento.  Os sons vendidos não são entorpecentes e se baseiam em uma ilusão auditiva chamada batida binaural. 

(…) Como a busca pelas “drogas digitais” aumentou entre os jovens, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou um comunicado alertando sobre os danos auditivos que a exposição prolongada às batidas – reproduzidas em fones de ouvido e potencialmente em volume alto – pode causar.  

Segundo a SBP, ruídos altos, agudos e constantes podem gerar desde um estado de neurotização a lesões irreversíveis no aparelho auditivo, principalmente em crianças e adolescentes, que são mais vulneráveis.

Leia mais.