Publicado em 08 de outubro de 2017- por Ana Rute Ramires
Um, dois, três e já! Tibum! A água respinga e as palminhas e sorrisos comemoram a nova aventura. Bebês mergulhando, movimentando braços e pernas, fazendo bolhinhas na água. A alegria dá o tom da aula. Professor, pai, mãe ou responsável acompanham e estimulam as novas descobertas do bebê na piscina. A contagem prepara o psicológico dos pequenos para o que está por vir. Mas, além do mergulho, a contagem pode prenunciar um desafio em outras atividades físicas para os pais e os bebês.
(...) Além dos estímulos neuropsicomotores, incentivar os bebês a serem “fisicamente ativos” também é um dos benefícios das atividades, seja praticando, seja acompanhando os pais no sling. Lançado em agosto pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), guia orienta profissionais da saúde na promoção da atividade física desde a infância.
“A criança tem que se movimentar para desenvolver as habilidades. O ponto-chave é acabar com a inatividade. É muito comum as crianças ficarem desde muito cedo deitadas na televisão e no smartphone. Cada criança tem sua habilidade e é preciso descobrir o que dá prazer a ela. Coordenação, agilidade, velocidade, equilíbrio”, detalha o coordenador do Grupo de Trabalho de Atividade Física da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Ricardo do Rego Barros.
PED CAST SBP: "Meu filho tem dificuldade de socializar: o que faz...
28/04/2025 , 09:54Atenção, associados: se aproxima o período de votação da SBP!
25/04/2025 , 14:02Relatório Mundial sobre a Qualidade do Ar – IQAir 2024; Estado Gl...
24/04/2025 , 16:36PED CAST SBP: "Pressão alta em crianças e adolescentes"
22/04/2025 , 18:4218º Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica reúne mais de ...
22/04/2025 , 11:31Miopia na criança: conceito, fatores de risco, tratamento e compl...
22/04/2025 , 08:31