Palestras internacionais estão entre os destaques do 9º Simpósio Internacional de Reanimação Neonatal

Entre os dias 30 de maio e 1º de junho, o Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), será palco do 9º Simpósio Internacional de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). O evento, que também celebra o 30º aniversário de criação do Programa de Reanimação Neonatal (PRN-SBP), contará com uma série de apresentações científicas comandadas por renomados convidados internacionais.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE

Na quinta-feira (30), por exemplo, o palestrante Gary M. Weiner (EUA) conduzirá a conferência “Lições do futebol: como melhorar o desempenho em equipe na reanimação neonatal”. No mesmo dia, haverá ainda as sessões “Inovando para transformar a saúde global”, ministrada por Thomas Burke (EUA); “Otimizando o manejo do cordão umbilical no recém-nascido pré-termo”, com Anup C. Katheria (EUA); e “Monitorização do recém-nascido na sala de parto: estado da arte”, com Arjan Te Pas (Holanda).

“O Simpósio contará com a presença de convidados do exterior, todos eles membros do International Liaison Committee on Resuscitation. Será um momento histórico, de intensa atualização e troca de experiências”, indicam as coordenadoras do PRN-SBP, dras. Maria Fernanda Branco de Almeida e Ruth Guinsburg.

Já na sexta-feira e no sábado, os especialistas internacionais voltam a discutir temas como: “Manejo do cordão umbilical no recém-nascido não vigoroso”; “Suporte respiratório no prematuro ao nascimento”; “Debriefing: reflexões sobre a reanimação com base em vídeos”; “Controvérsias que vão e voltam: mecônio e oxigênio”; “Reanimação neonatal com o cordão intacto “; e outros.

Convidados do Brasil também terão espaço na grade, em debates sobre: “Transporte seguro do RN logo após o nascimento: aspectos práticos e desafios”; “Reanimação neonatal em situações especiais”; “Reanimação neonatal: vivência e acolhimento da família”; e mais. Conforme adianta a presidente do Simpósio, dra. Lilian Sadeck, a programação científica está sendo cuidadosamente preparada, abordando os mais diversos assuntos, de modo a atingir as expectativas de todos os participantes. “Serão dias agradáveis de ciência e confraternização”, frisa.