O Programa de Reanimação Pediátrica (PALS) da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lança nesta semana um documento científico para auxiliar pediatras e demais profissionais de saúde no manejo respiratório de crianças e adolescentes com COVID-19. A publicação traz indicações práticas para a condução adequada de casos de emergência da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), principal característica dos pacientes com evolução grave da COVID-19.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O DOCUMENTO
De acordo com o texto, os parâmetros de avaliação de desconforto e insuficiência respiratória não mudam em relação às doenças de outras etiologias, sendo importante a identificação precoce, intervenção imediata e instalação de monitoração. No documento, há tabelas para orientar a investigação de sinais e sintomas durante a anamnese e possibilitar uma interferência mais assertiva.
“Uma vez avaliado o grau de angústia, insuficiência ou choque, a equipe de assistência pode intervir com abertura de vias aéreas (VA), oferta de oxigênio (O2), acesso vascular ou intraósseo, monitoração e solicitar exames indicados para o momento, evitando assim o risco iminente de parada cardiorrespiratória (PCR)”, diz a publicação.
Segundo a descrição do texto, pacientes com doenças ou condições debilitantes prévias, crianças menores de dois anos e pacientes imunossuprimidos são tem mais riscos de deterioração clínica rápida e, por isso, necessitam de vigilância redobrada.
ABORDAGEM – O documento da SBP apresenta as indicações centrais sobre oxigenioterapia e técnicas de ventilação para o tratamento de suporte dos pacientes com sinais de gravidade ou indicação de internação devido à SRAG. As recomendações abrangem os seguintes procedimentos: sistema de oferta de O2; inaloterapia; ventilação não invasiva (VNI) e cânulas nasais de alto fluxo (CNAF); ventilação com pressão positiva (VPP) utilizando bolsa válvula máscara (BVM); e intubação orotraqueal (IOT).
A publicação traz ainda uma série de orientações a respeito do preparo prévio dos materiais utilizados durante os procedimentos e dos cuidados necessário pós-intubação. Além disso, também estão disponíveis informações relevantes sobre epidemiologia e manifestações clínicas da COVID-19 em crianças e adolescentes, medidas de segurança e uso correto de equipamentos de proteção individual.
Confira todas as orientações da SBP a respeito do novo coronavírus e suas implicações na pediatria em https://www.sbp.com.br/especiais/covid-19/
PEDCAST SBP: "ingestão de corpos estranhos"
23/12/2024 , 14:15Nova live traz atualizações sobre o neurofibromatose tipo 1
23/12/2024 , 09:26Novos fenótipos da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é tem...
23/12/2024 , 09:21Especialista da SBP é nomeado para Grupo Consultivo Estratégico s...
23/12/2024 , 09:19SBP cria Grupo de Trabalho para aprofundar estudos sobre a relaçã...
23/12/2024 , 09:13SBP lança atualização do Calendário de Vacinação da Criança e do ...
20/12/2024 , 11:06