PALS-SBP realiza capacitação em Mato Grosso do Sul

Nos últimos dias 20 e 21 de novembro, o Programa de Reanimação Pediátrica da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) (Pediatric Advanced Life Support, PALS na sigla em inglês) promoveu a capacitação de médicos de diversas especialidades no estado do Mato Grosso do Sul (MS).

O treinamento, organizado pela Sociedade de Pediatria do Mato Grosso do Sul (SPMS), ocorreu na Associação Médica de Campo Grande (MS) e foi realizado em parceria com a Unimed/Sescoop. O curso foi coordenado pela dra. Delmina de Souza Campagna da Rocha, e todos os alunos que participaram foram certificados.

“Essa iniciativa é muito importante para os pediatras e também para outras especialidades médicas que se deparam ou podem se deparar com uma criança em situação grave ou potencialmente grave”, afirma a presidente da SPMS, dra. Carmen Lúcia de Almeida Santos.

Nesse curso, os profissionais de saúde têm acesso a uma abordagem sistematizada para aperfeiçoar suas habilidades na avaliação e tratamento de um comprometimento respiratório ou circulatório e parada cardiorrespiratória (PCR) em bebês ou crianças. Os conteúdos abrangem questões sobre: Suporte Básico de Vida (SBV); emergências respiratórias; choque e arritmias; estações práticas de habilidades de manejo de via aérea, distúrbios de ritmo/eletroterapias e acesso vascular; discussões e simulações de cenários de casos; dentre outras.

“Seguimos as orientações da American Heart Association e os instrutores são treinados pela SBP, que disponibiliza esse curso para que profissionais de saúde tenham acesso a procedimentos de como prestar atendimento a essas crianças objetivando melhorar os resultados”, analisa dra. Carmen Lúcia. A médica adianta que o próximo curso será realizado no próximo dia 18 de dezembro e será voltado para formação de instrutores.

PALS - Desde 1998, o Programa de Reanimação Pediátrica integra o quadro de ações da SBP que visam fortalecer a educação dos pediatras brasileiros e ampliar a qualidade dos serviços ofertados à população pediátrica. Para mais informações sobre o PALS, ACESSE AQUI o site do programa.