Participação expressiva marca 22º Congresso Espiritossantense de Pediatria

Em três dias, mais de 370 pediatras estiverem presentes no 22º Congresso Espiritossantense de Pediatria, que teve como objetivo levar os temas mais atuais e relevantes da área para os especialistas capixabas. O evento foi realizado entre os dias 29 e 31 de maio pela Sociedade Espiritossantense de Pediatria (Soespe), com apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em Vitória.

“Fiquei muito feliz com o resultado e com o retorno que tive durante todo o Congresso. Tudo isso é fruto de uma participação intensa de toda a diretoria e do envolvimento constante dos colegas com a Soespe. Das instalações à grade científica, o evento foi muito elogiado. Pudemos observar uma participação expressiva de colegas durante todos os dias do evento. Vieram especialistas da capital e de diversas cidades do interior”, declarou o dr. Rodrigo Aboudib, presidente da Soespe.

Além disso, durante o curso pré-congresso sobre imunização, que foi realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm), 230 especialistas puderam ouvir discussões acerca de temas extremamente relevantes e atuais. Na oportunidade, estiveram em pauta assuntos como “Princípios Básicos em Imunização”; “Calendário SBP e PNI: diferenças”; “Vacinação do Prematuro”; “Dengue: entendendo as recomendações atuais”; “Herpes Zóster: impacto da vacina e recomendações atuais”; entre outros.

“O Congresso também foi uma excelente oportunidade para que os especialistas trocassem experiências e conhecimentos adquiridos durante a carreira. Foi também um momento propício para fazer novos contatos com colegas das diferentes áreas, além de poder tirar dúvidas com especialistas renomados”, disse o dr. Rodrigo.

GRADE CIENTÍFICA – O evento abordou temas como alimentação e obesidade na infância; urgência e emergência; cardiopatias congênitas; indicações adequadas de exames radiológicos; manutenção da amamentação; infecções fúngicas; manejo da sibilância na infância; a importância da triagem neonatal; as doenças exantemáticas; como diagnosticar e prevenir a dislexia; a ansiedade na criança e no adolescente; puberdade; vacinas; entre outros.

Segundo dr. Rodrigo Aboudib, a grade científica apresentou temas de extrema importância para o cotidiano da prática pediátrica. “Elaboramos cuidadosamente nossa programação para abordar assuntos que vemos corriqueiramente no atendimento, permitindo, assim, que o pediatra tenha um conteúdo pertinente e atualizado”, enfatizou.