Ped Talks estreia com presidente da SBP em debate sobre protagonismos feminino e caminhos para a liderança

Estreia amanhã (9), às 19h, o novo projeto online da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o Ped Talks. O programa de estreia será uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta segunda-feira (8) e terá como convidada especial a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva. Ela falará sobre o protagonismo feminino e os caminhos para a liderança. A moderação ficará por conta de Carlos Linhares, psicólogo, cientista social e filósofo.

Primeira mulher a assumir o cargo na entidade, dra Luciana irá abordar ainda sua jornada pessoal e profissional enquanto mulher protagonista de importantes feitos: formação médica; docência e mulher da Ciência, que desde cedo exerce cargos de liderança; atuação empreendedora; e autora de vários livros. Além de falar de sua trajetória, ela também abordará as rupturas culturais e desafios para as mulheres no Brasil.

A transmissão será aberta a toda a população e poderá ser vista pelo site da SBP ( www.sbp.com.br/lives ) e nos canais do Facebook e YouTube da instituição. O projeto trará mensalmente uma personalidade que é destaque no Brasil por sua história de vida, atuação acadêmica e com muito conhecimento a ser transmitido a todos os pediatras brasileiros.

MEDICINA FEMININA - O protagonismo feminino, tema deste primeiro Ped Talks, já foi assunto de um artigo escrito pela presidente da SBP, em 2020, na Revista APM, da Associação Paulista de Medicina (APM). No texto, ela destaca o aumento significativo da participação feminina na Medicina brasileira, na qual as mulheres representam cerca de 40% dos profissionais. Fato que se nota, principalmente, em algumas especialidades, como na Pediatria, em que as mulheres são cerca de 70% dos pediatras.

Dra. Maria Tereza Fonseca da Costa, diretora financeira da SBP, ressalta a importância da mudança desta configuração, mas entende que ainda são necessárias algumas outras transformações para tornar este cenário, de fato, igualitário.

“Para tempos melhores, com a devida valorização da mulher como profissional, espero que essa inserção ocorra atrelada à equivalência de remunerações e à crescente presença feminina em postos de gestão e nos altos comandos acadêmicos e científicos. Podemos ver isto solidificado nas diretorias da SBP e suas filiadas. E o Ped Talks, sem dúvidas, é uma excelente oportunidade para discutir o tema, com a nosso presidente conversando conosco sobre o protagonismo feminino ”.

Mais uma representante feminina da instituição, a 1ª secretária da SBP, dra. Ana Cristina Ribeiro Zöllner, faz coro à alegria de ver a Pediatria cada vez mais valorizando as mulheres. “Há cerca de 40, 30 anos atrás, os grandes nomes que se destacavam eram, em sua maioria, de homens.

Mas, com o passar do tempo, ocorreu um processo de feminização na Medicina como um todo, e podemos ver muitas mulheres assumindo o protagonismo no cenário nacional e no internacional. E, claro, não poderia deixar de mencionar a primeira e atual presidente mulher da SBP, dra. Luciana Silva, que nos lidera por todo esse período de uma forma tão especial, carinhosa e firme. O Ped Talks será uma oportunidade para ouvirmos um pouco sobre essa importante experiência de liderança feminina na entidade ”.