Pediatra José Luiz Egydio Setúbal é eleito novo acadêmico titular da Academia Brasileira de Pediatria

O dr. José Luiz Egydio Setúbal se tornou o mais novo acadêmico titular da Academia Brasileira de Pediatria (ABP). A eleição ocorreu em uma assembleia ordinária on-line, e o pediatra ocupará a cadeira de número 29, cujo patrono é o prof. dr. Nicola Albano e que teve como última ocupante a prof.ª dra. Conceição Segre.

Dr. José Setúbal destaca a votação expressiva que recebeu e o apoio dos colegas para participar. “Fiquei muito contente e espero estar à altura dessa expectativa. Essa foi a minha terceira tentativa e, desta vez, dos 21 eleitores, recebi 20 votos. Sou tímido e não gosto tanto de exposição, mas muitas pessoas próximas insistiram e frisaram a importância de enfrentar esse desafio, como a dra. Luciana Rodrigues Silva, presidente da SBP; e a dra. Magda Maria Sales Carneiro Sampaio, membro da ABP”, conta.

O médico tomará posse no dia 22 de junho deste ano, durante a assembleia ordinária da ABP, que acontecerá na cidade de São Luiz (MA). A cerimônia ocorrerá durante o 22º Fórum da Academia Brasileira de Pediatria, evento promovido pela ABP, pela SBP e pela Sociedade de Puericultura e Pediatria do Maranhão (SPPMA).

HISTÓRIA - Dr. José Luiz é formado, em 1981, pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; tem especialização em Pediatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP); e pós-graduação em Economia e Gestão da Saúde na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

“Não segui uma carreira acadêmica, sou um pediatra que trabalhou muitos anos em hospitais e em consultório particular, em São Paulo. Mas, há 20 anos, venho me dedicando à filantropia e a ações voltadas à saúde da criança e do adolescente”, frisa dr. José Luiz. 

Atualmente, o médico é instituidor e presidente da Fundação José Luiz Egydio Setúbal; vice-presidente do Instituto Pensi - Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil; e presidente do conselho da Associação Fundo Areguá. Além disso, dr. José também foi, de 2015 a 2017, provedor da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; e atuou como pediatra clínico em consultório privado e em vários hospitais na cidade de São Paulo. Hoje, ele atua como conselheiro de diversas instituições, dentre elas: Fundação Tide Setúbal; Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont; Associação Paulista de Fundações; e Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

“Criei uma fundação que leva o meu nome, e que tem diversas atuações no terceiro setor, como o ensino e a pesquisa, no contexto da pediatria e da saúde infantil como um todo. Assumimos muitas iniciativas, como o Hospital Infantil Sabará, que é referência em São Paulo; o lançamento de várias publicações, a elaboração de congressos; dentre tantas outras ações. Tudo isso acabou dando visibilidade ao meu trabalho, mas busco sempre focar que o holofote vá mais para esse lado institucional”, analisa o médico.

FUNDAÇÃO - A Fundação José Luiz Egydio Setúbal é uma instituição sem fins lucrativos que tem como missão trabalhar pela saúde infantil em diversas frentes, entendendo a saúde não apenas como uma oposição à doença, mas também como o bem-estar da pessoa na dimensão biopsicossocial. A instituição atua por meio de seu braço assistencial com o Hospital Infantil Sabará e realiza atividades de ensino, pesquisa e projetos sociais na área da saúde da criança e do adolescente por meio do Instituto Pensi - Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil. 

“Meu objetivo com todo esse trabalho é levar para a sociedade questões relacionadas à saúde da criança e do adolescente de forma global, não apenas focando na pediatria. Embora tenhamos muitas ações nessa área, buscamos ter uma visão mais abrangente, além da atuação profissional. Vivemos em um País extremamente desigual e é fundamental focar nessas questões sociais graves que assolam o Brasil, relacionadas à fome, ao racismo, a questões de gênero, dentre tantos outros fatores. O meu desejo, inclusive, com essa eleição, é dar visibilidade a esses problemas sociais, que também são problemas relacionados à saúde infantil”, afirma o pediatra.