Pediatras apoiam novo documentário da Netflix sobre saúde infantil e contato com a natureza

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é parceira na produção do documentário “O Começo da Vida 2: Lá fora”, que será lançado globalmente na plataforma Netflix, no próximo dia 12 de novembro. O material foi idealizado e produzido pela Maria Farinha Filmes, Instituto Alana e Fundação Boticário, e tem como proposta passar a mensagem de como a falta de contato cotidiano com a natureza afeta a vida das crianças: sua saúde, seu desenvolvimento integral e a possibilidade de sonhar um futuro mais próspero para si e para o planeta.

Com apoio institucional da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e de outras organizações, o documentário, que terá pré-estreia virtual no dia 11, fechada para convidados, também estará disponível, a partir da mesma data, na plataforma online e gratuita Videocamp. Neste site, conta com legendas, legendas descritivas e audiodescrição em português, inglês e espanhol, dublagem em português e linguagem de sinais.

O documentário é uma continuação da série “O começo da vida”, lançada em 2016, e é resultado da união de mais de 100 organizações da iniciativa privada, pública e representantes da sociedade civil localizados em países como Brasil, México, Estados Unidos, Chile, Colômbia e Peru. Uma rede diversa, que atua nas frentes de educação, parentalidade, saúde, conservação ambiental e planejamento de cidades, e que utiliza o filme e sua campanha como ferramenta de conscientização.

O filme se propõe a trazer, em seus 90 minutos de duração, os principais especialistas no tema mostrando como a conexão com a natureza pode fazer parte da cura para os maiores desafios da humanidade contemporânea e da construção de uma vida de mais bem-estar e felicidade.  É importante destacar que o contato com a natureza pode ser aliado na prevenção de vários riscos que afetam a saúde de crianças e adolescentes, como a obesidade, hiperatividade, transtornos de sono, baixa motricidade, miopia, dentre outros.