Pediatras dão dicas de nutrição em tempos de coronavírus

O Departamento Científico de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou nesta quinta-feira (21) a nota de alerta “Nutrição em tempos de COVID-19”, com dicas de alimentação saudável em tempos de pandemia.

ACESSE AQUI A ÍNTEGRA DA NOTA DE ALERTA.

De acordo com o documento, o cuidado com a alimentação de crianças e adolescentes, bem como para os adultos, deve ser contínuo, independentemente de estarem com alguma doença ou não. Uma dieta variada que inclua os diferentes grupos como frutas, hortaliças, proteínas (de fonte animal e vegetal) carboidratos e gorduras em porções balanceadas é o ideal.

“Na vigência de infecção, a atenção deve ser redobrada para a ingestão destes grupos alimentares, uma vez que pode haver indisposição geral, maior seletividade e diminuição do paladar e do apetite, levando a dietas monótonas e, por vários aspectos metabólicos, à dificuldade de absorção de nutrientes”, destaca o documento.

A nota alerta também que a baixa exposição aos raios ultravioleta pode causar ou agravar a deficiência de vitamina D. Portanto, deve-se dar atenção especial àqueles alimentos que atuam na manutenção e/ou fortalecimento da imunidade e que a deficiência de ingestão, absorção ou aproveitamento destes nutrientes contribui para a deficiência do sistema imunológico com consequente aumento do risco de adoecer e de agravar doenças existentes.

“A ingestão adequada dos grupos alimentares, é suficiente para manter a saúde, não sendo necessárias suplementações na maioria dos casos. O pediatra nutrólogo e o nutricionista qualificados podem contribuir com estas orientações”, salientam na nota os especialistas do DC de Nutrologia da SBP.

O documento da entidade ainda traz uma lista de alimentos que ajudam no fortalecimento da imunidade, traz dicas sobre como higienizar os alimentos, as superfícies de contato e os utensílios domésticos.

Confira todas as orientações da SBP sobre a COVID-19 em https://www.sbp.com.br/especiais/covid-19/