A tradição paraense do carimbó, unida à conscientização sobre a importância do primeiro minuto de vida para todo ser humano. Esse foi o mote da Sociedade Paraense de Pediatria (Sopape) ao criar a paródia “Carimbó do Minuto de Ouro”, inspirada na canção “Carimbó do Macaco”, de Pinduca Gonçalves. Para celebrar essa iniciativa, a entidade acaba de lançar um vídeo educativo, com a interpretação e adaptação da canção executada por Allan Roffé e com a participação dos dançarinos Dricco Santos e Lídia Almeida.
CLIQUE AQUI E CONFIRA O VÍDEO
A letra foi composta pela presidente da Sopape, dra. Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza. A inspiração, segundo a médica, surgiu no lançamento da campanha “Minuto de Ouro”, do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
“Apresentei um relato de experiência intitulado ‘Carimbó do Minuto de Ouro’, que foi apresentado como tema livre no Simpósio Internacional de Reanimação Neonatal, realizado em Gramado. A partir desse dia, ficamos cantando informalmente essa paródia para informar a sociedade em geral e todos os profissionais de saúde sobre a importância da assistência ao pré-natal e da promoção de condições adequadas de nascimento para todo bebê”, afirma dra. Vilma.
A presidente da Sopape explica, ainda, que o vídeo foi produzido neste ano a partir de uma parceria com o grupo “Canta Pará Show” e também com a autorização da gravação da paródia em alusão à campanha “Primeiro minuto de vida: O minuto de ouro”. “Escolhemos o ritmo paraense do carimbó, porque ele representa o nosso Estado e foi consagrado como patrimônio cultural do Pará”, detalha.
PED CAST SBP | "Neuroblastoma"
11/11/2024 , 16:20Pediatras promovem live sobre vacinação no adolescente
07/11/2024 , 13:21GT Pediatria Internacional dos Países de Língua Portuguesa realiz...
06/11/2024 , 16:17PRN-SBP capacita mais de 350 profissionais de saúde de Alagoas e ...
06/11/2024 , 16:16PED CAST SBP: "Os cuidados com o bebê prematuro"
04/11/2024 , 18:41SBP lança Diretriz para avaliação e tratamento de dores comuns em...
04/11/2024 , 17:19