O 2º vice-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Edson Liberal, e o representante da SBP em ações de combate ao álcool, tabaco e outras drogas, dr. João Paulo Becker Lotufo, participaram do “Fórum sobre a Maconha” promovido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), nos dias 28 e 29 de março, em Brasília (DF). O evento, que teve como objetivo debater as consequências do uso medicinal e recreativo da maconha, contou ainda com a presença do ministro da Cidadania, Osmar Terra.
Segundo dr. Edson Liberal, que coordenou a mesa-redonda “Prevenção no uso da maconha na infância e na adolescência”, a discussão é pertinente aos pediatras, devido a sua atualidade e abrangência, com impacto direto sobre a população sob cuidados dos especialistas. “Somos bastante demandados pela sociedade civil, órgãos governamentais e também pelas famílias de nossos pacientes. Por isso, é preciso que os pediatras estejam bem instrumentalizados e tenham uma reflexão consistente sobre o assunto”, afirmou.
Responsável por moderar a mesa-redonda “Maconha: os diversos olhares na sociedade”, dr. Lotufo destacou que as atuais discussões sobre a descriminalização ou manutenção de proibição do uso de maconha são extremamente importantes para orientar a população sobre os malefícios da droga e promover cada vez mais ações de prevenção com foco em crianças e adolescentes.
“Muitas informações sobre a maconha são propagadas de forma tendenciosa por meio da internet. Os pais e adolescentes não devem banalizar o uso dessa droga e subestimar seus efeitos altamente nocivos à saúde, como a dependência química. As únicas orientações confiáveis são aquelas baseadas em evidências científicas e obtidas através de profissionais de confiança, como o pediatra”, enfatizou.
POLÍTICAS PÚBLICAS - Apresentando dados do consumo da maconha em outros países e as políticas de controle realizadas pelos governos, o ministro Osmar Terra foi o responsável pela palestra “A maconha e o papel do Estado: política nacional de combate às drogas até o momento”. Em sua exposição, o ministro adiantou que em breve o governo deve editar uma portaria que reformula o atendimento aos usuários de droga. “Temos de tirar as drogas da rua e tratar melhor os usuários e suas famílias”, defendeu.
O Fórum contou mesas-redondas e palestras que abordaram ainda temas como “Maconha: aspectos históricos, sociais, legais e epidemiológicos”; “O consumo de Cannabis é inofensivo à saúde humana? Evidências científicas nas especialidades médicas”; e “Maconha: quais são as evidências científicas dos riscos e benefícios no uso medicinal ou recreativo?”. Após as apresentações, houve ainda um caloroso debate, com intervenções de médicos, advogados e da sociedade civil.
Em sua fala, o presidente do CFM, dr Carlos Vital, ratificou o posicionamento da autarquia e enfatizou que a maconha não é uma droga inofensiva. “Acreditamos que é prioritário informar e conscientizar a comunidade médica e científica, bem como educadores, legisladores, gestores e o público em geral. O Fórum é uma contribuição do CFM para aprofundar a reflexão e conscientização dos brasileiros sobre todos os riscos implicados”, disse o dr. Vital.
PED CAST SBP | "Puericultura: entenda os marcos do desenvolviment...
25/11/2024 , 10:33E-book relembra os 40 anos do Departamento de Saúde Escolar da SB...
25/11/2024 , 09:10Volume 14, número 3, da revista RP já está disponível para leitur...
25/11/2024 , 09:07Representante da SBP participa de 2º Simpósio sobre Doenças Crôni...
21/11/2024 , 14:53Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho da SBP apresentam ...
18/11/2024 , 12:16JPed: acesse agora os artigos do volume 100 - edição 6
18/11/2024 , 12:18