Pediatras orientam sobre como prevenir acidentes fatais com traves de futebol

Prevenir acidentes fatais com traves de futebol é o objetivo do documento lançado nesta semana pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), e que traz recomendações aos pais, profissionais de educação física e pediatras a respeito do assunto. De acordo com os especialistas, a aplicação das estratégias de proteção não deve estar restrita aos circuitos esportivos profissionais, mas também em praças públicas, campos recreativos de clubes, escolinhas de futebol, playgrounds, campos de várzea e espaços improvisados.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O DOCUMENTO

Segundo o texto, a prática de esportes recreativos é um dos grandes pilares da prevenção de problemas clínicos, emocionais e sociais. No entanto, para garantir um bom aproveitamento dos exercícios, é preciso estar atento a algumas orientações de segurança, sobretudo com as traves. A expectativa é que, com essas recomendações, crianças e adolescentes possam ter mais segurança e saúde durante a prática do futebol.

Um levantamento epidemiológico, realizado ao longo dos anos de 1990 a 2003 nas emergências dos Estados Unidos, registrou 21,6 milhões de lesões durante a prática de futebol, sendo duas delas fatais e decorrentes de traumas com as traves do futebol.

Confira abaixo as recomendações:

Para os pais e responsáveis:

·       Orientar os filhos a não se apoiarem ou se pendurarem nas traves e nem subirem pelas redes ou nas armações;

·       Checar sempre a fixação e estabilidade das traves em parques públicos, playgrounds e escolinhas de iniciação esportiva.

Para os profissionais de educação física:

·       Incluir a verificação do espaço físico onde será realizada a aula no planejamento pedagógico do professor, com atenção especial para a segurança das traves;

·       Explicar aos alunos sobre os riscos de se apoiar, se pendurar ou movimentar as traves;

·       Orientar sistematicamente as instituições responsáveis em relação a checagem da estabilidade e fixação das traves de futebol

“Entre crianças e adolescentes, acidentes fatais no campo ou quadra de futebol são raros, mas quando ocorrem são geralmente por trauma brusco ocasionado pelas traves do gol”, alertam os especialistas. Para a SBP, os pediatras também devem destacar junto às famílias a importância de garantir a prática segura do futebol, incluindo durante a consulta conversas sobre prevenção de fatalidades e possíveis riscos relacionados às traves de futebol.