Para conscientizar a população a respeito do diabetes, doença crônica que provoca altas taxas de açúcar no sangue, a Sociedade Acreana de Pediatria (SAP), em parceria com o ambulatório pediátrico “Doces Guerreiros” da Policlínica Tucumã, realizará no próximo dia 3 de novembro a Caminhada Azul. De acordo com a dra. Catarina Souza, coordenadora do evento, o intuito principal da ação é dar mais visibilidade ao tema, em especial, no combate ao preconceito que afeta os pacientes pediátricos.
“A gente percebe que ainda há pouca informação sobre a doença aqui na região, principalmente em relação ao diabetes tipo 1. Pela necessidade de aplicar insulina diariamente, muitas crianças sofrem calúnias, são perseguidas nas escolas ou têm seu convívio social prejudicado. Muitos ainda enxergam o paciente com diabetes como um doente, isso não é verdade. Ele pode levar uma vida normal, basta realizar o tratamento de maneira adequada”, afirma.
A especialista explica que o diagnóstico precoce é fundamental para evitar sequelas e garantir mais qualidade de vida. “É preciso estar atento a alguns sinais. Por exemplo, quando a criança tem vontade recorrente de urinar ou uma perda substancial de peso. Além disso, existem alguns fatores de risco associados, como obesidade e outras doenças crônicas”, informa.
Outro ponto é a importância de manter hábitos saudáveis para a prevenção do tipo 2 da doença, sobretudo a prática regular de exercícios físicos e o consumo de alimentos naturais em detrimentos daqueles ultraprocessados. “O número de crianças diagnosticadas com diabetes tem aumentado. Isso está relacionado ao fato de hoje conseguirmos realizar mais diagnósticos precocemente, mas também com as mudanças do contexto social”, diz.
Segundo ela, computadores, celulares e jogos eletrônicos são um convite ao sedentarismo. Além disso, aponta a dra. Catarina, a popularidade de fast foods e comidas prontas têm contribuído para o crescimento da obesidade infantil. “É preciso reforçar os perigos que todos esses excessos podem trazer à nossa saúde”, alerta.
A Caminhada Azul, que acontecerá à margem do Lago da Universidade Federal do Acre (UFAC), pretende marcar o Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro. Neste ano, a data tem como tema oficial “A Família e o Diabetes”. A expectativa é de que o evento reúna cerca de 100 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos.
DOCUMENTOS CIENTÍFICOS – Para orientar os pediatras sobre as evidências mais atuais em relação ao tratamento da doença, o Departamento Científico (DC) de Endocrinologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou recentemente os documentos “Diabetes Mellitus Tipo 1 e qualidade de vida relacionada à saúde”, com recomendações de avaliação sobre o impacto da doença na vida cotidiana de crianças e adolescentes, e “Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1) e autocuidado”, com foco em aspectos de autocuidado, uma vez que grande parte dos procedimentos terapêuticos são realizados pelo próprio indivíduo e sua família.
De acordo com a presidente da SAP, dra. Teresa Cristina dos Santos, é preciso estimular a conscientização e lutar por políticas públicas que possibilitem aos portadores da doença viver mais e melhor. “O tratamento do diabetes tem algumas complexidades que exigem acompanhamento regular e muita disciplina. Quanto mais conhecimento a respeito do tema nós conseguirmos transmitir aos pacientes e à população em geral, melhor torna-se a adesão e prognóstico”, conclui.
PED CAST SBP | "Neuroblastoma"
11/11/2024 , 16:20Pediatras promovem live sobre vacinação no adolescente
07/11/2024 , 13:21GT Pediatria Internacional dos Países de Língua Portuguesa realiz...
06/11/2024 , 16:17PRN-SBP capacita mais de 350 profissionais de saúde de Alagoas e ...
06/11/2024 , 16:16PED CAST SBP: "Os cuidados com o bebê prematuro"
04/11/2024 , 18:41SBP lança Diretriz para avaliação e tratamento de dores comuns em...
04/11/2024 , 17:19