A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Norte (SOPERN) comunicam com pesar o falecimento de dois expoentes da pediatria potiguar: drs. Nivaldo Sereno de Noronha, 52 anos; e Paulo Matos, 64 anos, ambos nesta quarta-feira (1º), em decorrência do novo coronavírus (COVID-19). Os especialistas serão sepultados em Natal, capital do Estado.
"Em nome dos pediatras brasileiros, a SBP manifesta sua solidariedade e condolências aos familiares e amigos dos drs. Nivaldo e Paulo. Os dois eram grande profissionais e referência na especialidade no Rio Grande do Norte", declarou a presidente da instituição, dra. Luciana Rodrigues Silva.
O dr. Nivaldo Sereno foi presidente da SOPERN em duas gestões, entre os anos de 2010 a 2016, e vice-presidente nas duas gestões subsequentes. Na SBP, o pediatra era membro do Grupo de Trabalho de Drogas e Violência na Adolescência.
"A Sopern agradece a capacidade de união e fortalecimento que ele gerou na nossa sociedade. Ele era uma pessoa muita dinâmica, com muitos sonhos e que sempre procurava novas atividades para promover o conhecimento e a atualização dos pediatras. Ele foi um dos que lutou muito para que o Congresso de Pediatria fosse realizado aqui, em Natal, no próximo ano. Ele deixa um grande legado na pediatria ", enfatizou a presidente da SOPERN, dra. Kátia Correia.
Formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com residência em Pediatria e aperfeiçoamento em ambulatório de extensão em Neuropediatria também pela UFRN, e com Título de Especialista em Pediatria pela SBP, em 2004. O especialista atuava como médico na Prefeitura Municipal de Natal, na UTI Neonatal do Hospital Santa Catarina e professor visitante da Universidade Potiguar.
"Conheci Nivaldo na época da faculdade e ele se mostrou um estudante muito dedicado e atencioso. A Pediatria lhe caiu como uma luva. Era uma pessoa amável, com um coração generoso e disposto a ajudar as pessoas. Ele deixa um espaço difícil de ser ocupado por qualquer um de nós. Ele era também um filho dedicadíssimo a seus pais", referenda o pediatra dr. Ney Fonseca.
Já o dr. Paulo Matos era gastroenterologista, já havia participado do Departamento Científico de Gastroenterologia da Sopern e fez parte do corpo clínico do Hospital de Pediatria (Hosped) e Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), da UFRN. Atualmente, atendia em consultório particular na área de endoscopia pediátrica, participava de diversas palestras e eventos sobre na área e era professor da UFRN.
Formado em Medicina pela UFRN e com residência em Minas Gerais, ele é lembrado por todos os colegas como um grande profissional, que sempre estava em busca de diagnosticar casos raros e o fazia com maestria. "Paulo era um especialista extremamente competente e estudioso, que deixa um grande legado tanto na pediatria aqui do Estado como no Brasil inteiro. Uma pessoa muito humana, generosa e alegre", declarou a dra. Kátia Correia.
*Com informações do G1 e da assessoria da UFRN
Infecções Cutâneas Parasitárias: Aspectos Clínicos e Atualização ...
23/01/2025 , 08:23PEDCAST SBP: "Introdução de alimentos para os bebês: quando começ...
21/01/2025 , 15:59Termina dia 31 de janeiro o prazo de submissão de trabalhos cient...
13/01/2025 , 11:50PEDCAST SBP: "Coqueluche"
14/01/2025 , 11:13Nota de pesar | Sr. Djalma Rodrigues
08/01/2025 , 08:12PEDCAST SBP: "Viagens com crianças: cuidados necessários"
08/01/2025 , 08:05