Portal de Boas Práticas do IFF/Fiocruz completa 5 anos e mais de 4 milhões de usuários 

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é uma das parceiras do Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz (IFF/Fiocruz). A entidade atua ao lado de outras instituições médicas e profissionais de diferentes universidades brasileiras no planejamento e avaliação do conteúdo publicado no espaço. O material serve para orientar as atividades de educação permanente e de formação profissional em diferentes unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). 

“Iniciamos essa parceria em 2017, com o conteúdo do recém-nascido com participação do nosso Departamento Científico de Neonatologia. Em 2019, com a ampliação do eixo de Saúde da Criança, passamos a contribuir ainda mais com a disseminação do conhecimento científico voltado às boas práticas, aprimorando a assistência à saúde de crianças no país”, assinala dra. Maria Tereza Fonseca da Costa, secretária-geral da SBP. 

Desde a criação, o portal soma um total de 4 milhões de usuários, com cerca de 300 mil acessos mensais no Brasil, incluindo ainda os países de língua portuguesa, como Portugal, Moçambique e Angola. Organizado em quatro eixos (mulheres, recém-nascidos, crianças e adolescentes), o espaço oferece conteúdo sistematizado por especialistas e disponível em diferentes formatos, como slides e vídeos. 

“É com imensa satisfação que participamos desse processo de construção do conhecimento. O portal é hoje um sinônimo de sucesso, com números expressivos de acessos, e referência para os profissionais da área da saúde”, frisa dra. Maria Tereza Fonseca. 

PARCERIAS – Além da SBP, o Portal Boas Práticas da Fiocruz também conta com o apoio da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), a Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Abenfo), a Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras (Sobep), a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) e a Associação Brasileira de Enfermagem de Família e Comunidade (Abefaco).