Presidente da SBP fala sobre os desafios do pediatra do século XXI em evento comemorativo pelos 100 anos do IFF

A formação profissional frente aos desafios da pediatria contemporânea foi o tema da palestra do presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Clóvis Francisco Constantino, durante a Semana Científica do Centenário do Instituto Fernandes Figueira (IFF), ocorrida nessa quinta-feira (4/4) na Academia Nacional de Medicina, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Abrindo sua fala, dr. Clóvis disse que a SBP e toda sua plêiade de pediatras associados têm como missão levar seres em crescimento e desenvolvimento ao seu futuro saudável feliz e inteligente.

Durante sua explanação, ele disse que a Pediatria é uma especialidade diferente, uma vez que o alvo de sua atenção é toda uma ampla faixa etária que vai desde o final da vida intrauterina até o final da adolescência. “A pediatria não se detém a partes do corpo, mas em sua totalidade biológica, afetiva, social, mental e espiritual; e ainda temos nossas Áreas de Atuação a completar nosso cuidado”, afirmou.

“Além de tudo, o pediatra do século XXI convive, nas redes sociais, com os propagadores de notícias falsas, as fake news, que colocam os cidadãos em perigo”, pontuou.

“Mas a força moral da autenticidade e da transparência da ciência e da ação humanística da Pediatria é superior”, completou.