Presidente da SBP participa de lançamento do Manual de Terapêutica em Gastroenterologia e Hepatologia Pediátrica, durante evento em Goiânia

Aconteceu na tarde da última quinta-feira (7) – durante o 18º Congresso Brasileiro de Gastroenterologia e Hepatologia Pediátricas; 4º Congresso Brasileiro de Nutrologia Pediátrica; e 1º Simpósio de Suporte Nutricional em Pediatria – o lançamento do Manual de Terapêutica em Gastroenterologia e Hepatologia Pediátrica, publicado pela Editora Rubio. A obra é organizada pelas dras. Ana Daniela Izoton de Sadovsky e Vera Lúcia Ângelo Andrade. O prefácio é escrito pela presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Luciana Rodrigues Silva.

“Com muita alegria e orgulho fui convidada para prefaciar o livro idealizado, capitaneado e desenvolvido de modo tão especial e cuidadoso por essas duas excelentes e competentes colegas, e conta, também, com valiosas contribuições de autores de todo o país. Além de nossos pacientes, tanto os pediatras como os especialistas em Gastroenterologia e Hepatologia Pediátricas ganharão muito com esta publicação. Todos da nossa Sociedade têm convicção do sucesso deste projeto”, diz trecho do prefácio.

O livro tem por objetivo atualizar o conhecimento em doenças prevalentes na Gastroenterologia e Hepatologia Pediátricas e contempla atualização em investigação clínica e diagnóstica, assim como as proposições farmacológicas e não farmacológicas, apontando o caminho para novas terapias.

Cada um dos 53 capítulos foi cuidadosamente escrito por especialistas de todas as partes do Brasil, contando inclusive com colaboradores de outros países, em seus respectivos campos, com ampla experiência no manejo clínico das doenças ou distúrbios referidos.

Entre os temas abordados na publicação estão a candidíase oral, disfagia orofaríngea, estomatites e aftas, halitose, esofagite eosinofílica, doenças do refluxo gastroesofágico, gastrite e duodenite aguda, entre outros.

“Esperamos que o Manual de Terapêutica em Gastroenterologia e Hepatologia Pediátricas não transmita apenas novos conhecimentos, mas que seja inspirador para outras pessoas que buscam expandir seu conhecimento e, consequentemente, fazer o melhor por nossos pequenos pacientes”, disseram as organizadoras da obra, dras. Ana Daniela e Vera Lúcia.