Presidente da SBP participa de live sobre importância de diagnóstico precoce do retinoblastoma e saúde ocular na infância

Na última terça-feira (13), aconteceu a live “Retinoblastoma: A importância do diagnóstico precoce e a saúde ocular na infância”. O encontro foi promovido pela jornalista Daiana Garbin em seu Instagram, ao lado do seu marido, o também jornalista e apresentador Tiago Leifert, para lançar a campanha “De olho nos olhinhos”. Foram recebidos como convidados o presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Clóvis Francisco Constantino; e o presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), dr. Cristiano Caixeta Umbelino.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR A LIVE NA ÍNTEGRA

O presidente da SBP iniciou sua fala enfatizando que, assim que nascem, os bebês devem ser integralmente examinados, incluindo os olhos. “Existe uma lei que garante a gratuidade na realização do teste do reflexo vermelho (teste do olhinho) em recém-nascidos. É muito importante que, desde a maternidade, os olhos dos bebês sejam examinados, afirma dr. Clóvis.

Além disso, o presidente da SBP salientou que é essencial o acompanhamento mensal do bebê. “Nos primeiros meses de vida, o pediatra deve manter o controle do crescimento e do desenvolvimento do bebê, a chamada puericultura. E isso não engloba somente uma consulta, mas também uma troca de informações entre os cuidadores e o pediatra”, ressaltou o presidente da SBP. 

Segundo o pediatra, os olhos devem ser examinados periodicamente até a idade pré-escolar, para que sejam interceptados quaisquer possíveis problemas, como o retinoblastoma. “Os pais precisam estar atentos e vigilantes, e auxiliar os pediatras, observando os olhos dos seus bebês, já que estão o tempo todo ao seu lado”, explica o médico.