Presidente da SBP participa do 5° Encontro Internacional sobre o Uso de Tecnologias da Informação por Crianças e Adolescentes

"Ética, saúde, segurança e educação é tudo o que os pediatras buscam para as crianças e os adolescentes. Esses são os mesmos valores que devem nortear a utilização das tecnologias digitais. Por isso, nossa tarefa é educar e produzir um real entendimento sobre os motivos que permeiam o uso consciente das redes". A declaração é do presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Clóvis Francisco Constantino, que participou do 5° Encontro Internacional Sobre o Uso de Tecnologias da Informação por Crianças e Adolescentes, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

O primeiro dia do evento, organizado pelo E.S.S.E Mundo Digital e pelo Centro de Estudos Integrados, Infância, Adolescência e Saúde (CEIIAS), ocorreu na última terça-feira (6), com o intuito de promover um ambiente virtual mais seguro para a população infantojuvenil, assim como disseminar hábitos saudáveis de utilização da internet. Na oportunidade, o presidente da SBP ministrou a palestra "Ética no relacionamento de criança, adolescência e família", dando início aos debates da mesa-redonda sobre "Ética".

Durante o encontro, a coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Saúde na Era Digital da SBP e presidente do evento, dra. Evelyn Eisenstein, conduziu a palestra "Alertas de saúde na Era Digital". A especialista destacou que é papel do pediatra estar atento aos diferentes impactos que o mundo digital produz na saúde física e mental de crianças e adolescentes.

“A introdução precoce, ainda na primeira infância, ao universo das tecnologias digitais pode prejudicar o desenvolvimento infantil. Desse modo, a SBP reitera que nenhuma criança com menos de dois anos de idade deve ser exposta a telas, sob pena de verificarmos repercussões negativas em sua fala, comportamento, sono, entre outros aspectos”, afirmou.

Já o 3° secretário da SBP, dr. Cláudio Hoineff, ficou responsável por moderar a mesa-redonda sobre "Saúde". Na sequência, o dr. Eduardo Jorge Custódio, membro do Grupo de Trabalho sobre Saúde na Era Digital e do Departamento Científico de Neurologia da SBP, também participou das atividades abordando "O Impacto das novas tecnologias sobre o desenvolvimento cerebral e transtornos neuropsiquiátricos".

“O advento das mídias digitais vem impactando no aumento da prevalência de alguns transtornos, principalmente em relação ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno Opositivo Desafiador (TOD). É uma situação preocupante a qual precisamos estar atentos”, disse. 

Na ocasião, foi debatido ainda o tema "Políticas Públicas para proteção de crianças e adolescentes no mundo digital", sob condução da dra. Ana Estela Haddad, da Secretaria de Saúde Digital do Ministério da Saúde. Durante a sua exposição, ficou acordado que um documento com recomendações e propostas de ação será elaborado ao final do evento e entregue ao Governo Federal, por meio da especialista.