A presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Luciana Rodrigues Silva, tomará posse como titular da Academia de Medicina da Bahia, assumindo a cadeira de número 34, cujo patrono é Manuel Vitorino Pereira. A vaga era anteriormente ocupada pelo médico e pai da pediatra, dr. Penildon Silva.
O acadêmico dr. Gilson Soares Feitosa irá receber a novo membro, em cerimônia que será realizada na próxima segunda-feira (2), no salão nobre da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador. Na ocasião, o 2º vice-presidente da SBP, dr. Edson Ferreira Liberal, representará a instituição.
Formada em Medicina pela UFBA, em 1978, dra. Luciana fez também Residência em Pediatria, Mestrado e Doutorado em Medicina e Saúde pela mesma instituição. Fez Pós-Doutorado na Université Libre de Bruxelles. Na Bélgica, e depois no Hôpital Kremlim Bicêtre Université Paris V, na França.
Foi presidente da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) entre 1994 e 1996 e é professora titular de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFBA e membro permanente do curso da pós-graduação em Medicina e Saúde e do curso de pós-graduação Processos Interativos de Órgãos e Sistemas da instituição.
Em 2016, tornou-se a primeira mulher a assumir a presidência da SBP, sendo reeleita para mais uma gestão em 2019. Com mais de 20 anos de atuação na instituição, ela já havia sido vice-presidente duas vezes e por três mandatos presidente do Departamento Científico de Gastroenterologia.
Pediatras reforçam recomendações para saúde e segurança das crian...
28/02/2025 , 13:44PED CAST SBP: "Dia Mundial das Doenças Raras - Sono dos familiare...
28/02/2025 , 13:40Alimentação nas escolas: redução dos ultraprocessados no PNAE – D...
28/02/2025 , 08:32PED CAST SBP: "Habilidades de comunicação na consulta pediátrica ...
27/02/2025 , 16:07SBP celebra incorporação de duas novas estratégias de prevenção c...
26/02/2025 , 16:03PED CAST SBP: "Doenças infecciosas na escola: como prevenir"
25/02/2025 , 09:17