A presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) visitou o recém-inaugurado Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (HECAD) de Goiânia, durante sua estadia na cidade para participar das atividades do 18º Congresso Brasileiro de Gastroenterologia e Hepatologia Pediátricas; 4º Congresso Brasileiro de Nutrologia Pediátrica; e 1º Simpósio de Suporte Nutricional em Pediatria. Recebida por gestores e representantes do governo estadual, dra. Luciana Rodrigues Silva percorreu toda a unidade para conhecer as instalações e os equipamentos de última geração disponíveis à população de forma totalmente gratuita. A visita ocorreu no último dia 8.
“Estou orgulhosa e sinto, como qualquer pediatra brasileiro, que aqui é um lugar em que todos gostariam de trabalhar, pelas condições físicas, pelo nível de tecnologia que a unidade já dispõe, pelo grau de qualidade das equipes que aqui trabalham. Estou impressionada com a sensibilidade dos gestores públicos daqui de Goiás em construir esse belo e grandioso hospital para assistir às crianças e adolescentes. Tenho a convicção que em pouco tempo será uma das referências em pediatria em assistência, em ensino e em pesquisa pediátrica”, disse dra. Luciana aos gestores.
HECAD – Com objetivo de prestar uma melhor assistência médica às crianças e adolescentes, a unidade de saúde iniciou os atendimentos no ambulatório em 20 de dezembro de 2021, mas a inauguração ocorreu em 7 de fevereiro deste ano.
Localizado na Avenida Bela Vista, no Parque Acalanto, em Goiânia, o HECAD absorve a demanda de pediatria antes concentrada no HMI (Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento), que agora se torna o Hemu (Hospital Estadual da Mulher), destinado, exclusivamente, a atendimentos de neonatologia e obstetrícia.
Com equipamentos de última geração, equipes multiprofissionais e atendimento humanizado, o hospital público se torna referência em pediatria ao oferecer serviços como pronto-socorro 24 horas, assistência laboratorial, exames de diagnóstico por imagem, cirurgias eletivas, internação em UTI e enfermaria, além de consultas, em diversas especialidades médicas.
Durante três meses de funcionamento, mais de 13 mil atendimentos foram prestados, 37.660 exames realizados e 17.544 usuários assistidos pela equipe multiprofissional (fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, serviço social, pedagogia, nutrição e outros).
O HECAD tem capacidade plena de 146 leitos, dos quais 116 são de Unidades de Internação Clínica e Cirúrgica e 30 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), sendo atualmente 10 destinados para os casos respiratórios. Nessa primeira fase de implantação, estão abertos 94 leitos de enfermarias e 30 leitos de UTI. Gradativamente, esse número será expandido.
O pronto-socorro funciona ininterruptamente durante 24 horas em todos os dias da semana. O hospital ainda oferta um parque de exames de imagem com a realização de tomografia, broncoscopia, endoscopia, colonoscopia, eletrocardiograma, ecocardiograma, Raios X, ultrassonografia e exames de análise laboratoriais que permitem um menor tempo de espera dos pacientes por meio de um diagnóstico mais rápido, preciso e que impactam na adoção de um plano terapêutico mais adequado.
Segundo a diretora-geral do HECAD, Mônica Ribeiro Costa, o hospital recebe pacientes acometidos por pneumonias graves, insuficiências respiratórias, problemas renais, cardiopatias não cirúrgicas, diabetes, apendicites e fraturas não expostas. “Somos referência em pediatria clínica e cirúrgica de média e alta complexidades, ortopedia e traumas de baixo impacto sem a necessidade de grandes e complexas intervenções cirúrgicas. Temos pacientes regulados pela rede e via demanda espontânea de casos graves no nosso pronto-socorro, que dispõe de pediatras, cirurgiões pediátricos, ortopedistas e suporte da equipe multiprofissional”, pontuou.
A unidade de saúde conta com ambientes únicos como fraldários, brinquedoteca com acompanhamento pedagógico, monitorização, capela ecumênica e espaço de acolhimento familiar. “Esses locais possibilitam um atendimento mais humanizado com melhor acolhimento dos nossos assistidos e familiares. Nossa missão é impactar em todas as vidas de forma positiva, pois para nós cada criança é única, cada criança importa e ela precisa ser criança em qualquer lugar”, ressaltou a pediatra Cynara Porto Ferreira dos Santos, diretora técnica do HECAD.
O local também presta atendimento especializado às crianças e adolescentes vítimas de violência física e sexual com o ambulatório e equipe altamente capacitada formada por psicólogos, assistentes sociais e médicos com expertise nessa área e já recebeu 159 pessoas. O hospital sedia ainda, o Centro de Reabilitação de Fissuras Labiopalatinas (Cerfis), parte estratégica da atenção ao paciente com lábio leporino e fenda palatina da SES-GO que prestou mais de 600 atendimentos. Outro importante serviço para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) é a operação de separação dos gêmeos siameses, coordenada pelo cirurgião pediátrico, Zacharias Calil.
Mais de 500 profissionais entre enfermeiros, técnicos em enfermagem, equipe multiprofissional composta por psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, odontólogos, cirurgiões bucomaxilofaciais, nutricionistas, terapeutas ocupacionais foram contratados. Além dos médicos das especialidades de alergia/ imunologia, cardiologia clínica, cirurgia pediátrica, cirurgia plástica, endocrinologia, gastroenterologia, hepatologia, hematologia, infectologia, nefrologia, neurologia clínica, ortopedia e traumatologia, pneumologia, reumatologia, intensivista pediátrico e outras especialidades que são atendidas.
*Com informações da assessoria de comunicação do HECAD.
Foto: Ascom HECAD
Representante da SBP participa de 2º Simpósio sobre Doenças Crôni...
21/11/2024 , 14:53Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho da SBP apresentam ...
18/11/2024 , 12:16JPed: acesse agora os artigos do volume 100 - edição 6
18/11/2024 , 12:18SBP realiza webinar sobre hipovitaminose D para atualizar pediatr...
18/11/2024 , 12:15Pediatras celebram recertificação do Brasil como país livre do sa...
18/11/2024 , 12:14Reporte Semanal JPed: confira os novos informativos disponíveis e...
18/11/2024 , 12:12