O fortalecimento da pediatria no estado do Amapá, bem como de toda a região Norte e o estreitamento das relações com os pediatras do Brasil são objetivos centrais da gestão da Sociedade Amapaense de Pediatria (SAP), que assume para o triênio 2022-2024. Aos 35 anos, a pediatra dra. Camila dos Santos Salomão, a mais nova presidente eleita da Filiada, ressalta que os desafios serão muitos, mas que não faltará compromisso com os associados e pacientes.
“Seguimos ainda com a importante meta de defender os direitos da criança e dos adolescentes. Queremos, também, seguir proporcionando aos pediatras eventos e cursos que possam trazer suporte ao médico, auxiliando em sua atualização profissional”, afirmou a presidente.
A médica diz que assumir a diretoria da SAP é um marco em sua trajetória profissional, mas também um grande desafio, já que o estado do Amapá registra altas taxas de mortalidade infantil e necessita de avanços na área da pediatria. “Nossa região encontra-se entre as que possuem as maiores taxas de mortalidade infantil do País, o que nos causa grande preocupação. Ainda necessitamos de ações que promovam a melhoria no atendimento pediátrico e das condições em relação aos cuidados com as nossas crianças”, frisa.
Para a redução das desigualdades no atendimento, dra. Camila Salomão reforça a necessidade de realização de ações conjuntas com o poder público. “São fundamentais, principalmente para nós de estados mais longínquos e cuja realidade encontra-se misturada com as distâncias e peculiaridades regionais”, disse.
Para ela, a parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) também é fundamental para o engrandecimento da pediatria amapaense, além de gerar benefícios para os pacientes. “Agradeço a diretoria em nome do presidente dr. Clóvis Constantino, que tem se mostrado disposto a ajudar nosso estado e principalmente a região Norte, diminuindo as distâncias físicas, estreitando nossos laços e fortalecendo a pediatria em todo Brasil”, assinala.
A realização do 1° Ciclo de Atualização em Pediatria da Sociedade Amapaense de Pediatria (SAP-AP), com o tema “Asma: Atualizações no tratamento da crise no pronto atendimento ambulatorial”, é um exemplo desse trabalho conjunto em benefício dos especialistas. O encontro online ocorreu no dia 9 de junho e contou com o apoio da Sociedade Alagoana de Pediatria (SAP- AL). Participaram o dr. Marcos Reis Gonçalves, alergista, imunologista pediátrico e presidente da SAP-AL; a dra. Regiane do Socorro Siqueira Barreto, pneumologista pediátrica e membro da diretoria da SAP-AP; a dra. Adelma Figueiredo, coordenadora de Integração Regional para o Norte da SBP; além do dr. Clóvis Francisco, presidente da SBP.
TRAJETÓRIA – Pós-graduada em pediatria geral pela Universidade Federal do Pará (UFPA), dra. Camila Salomão atua como preceptora da Residência Médica em Pediatria da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Também é instrutora oficial do Curso de Reanimação Neonatal da SBP e foi vice-presidente da SAP no triênio de 2019-2021. Atualmente trabalha na área da Neonatologia da Maternidade Mãe Luzia, referência do Estado do Amapá.
Fazem parte da diretoria as especialistas: Maribel Nazaré dos Santos Smith Neves (vice-presidente); Regiane do Socorro Siqueira Barreto (secretária geral); Rosenilda Rosete Barros (1a tesoureira); Selma Maria Dagher (2a tesoureira); Josiele Latties dos Santos (diretora de cursos e eventos); Nathalia Dias da Silva (diretora de publicidade e publicações científicas).
PEDCAST SBP: "Introdução de alimentos para os bebês: quando começ...
21/01/2025 , 15:59Termina dia 31 de janeiro o prazo de submissão de trabalhos cient...
13/01/2025 , 11:50PEDCAST SBP: "Coqueluche"
14/01/2025 , 11:13Nota de pesar | Sr. Djalma Rodrigues
08/01/2025 , 08:12PEDCAST SBP: "Viagens com crianças: cuidados necessários"
08/01/2025 , 08:05GT Pediatria Internacional dos Países de Língua Portuguesa realiz...
21/01/2025 , 16:03