Estruturado para prestar serviço de pediatria de forma integral e multidisciplinar, contemplando diversas áreas de atuação, o Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (HECAD) iniciou suas atividades no fim do ano passado, em Goiânia (GO). O espaço preparado para receber até 120 crianças internadas, com 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em funcionamento, foi planejado com o apoio da presidente da Sociedade Goiana de Pediatria (SGP) e secretária do Departamento Científico de Gastroenterologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Marise Tófoli.
Durante anos de atuação, a especialista observou a falta de recursos e estrutura direcionadas para o cuidado e assistência das crianças e adolescentes na capital do estado de Goiás. Com o objetivo de alterar esse cenário, ela atuou no processo de estruturação do hospital e pontuou a necessidade de contemplar diversas áreas de atuação para fornecer aos pacientes um atendimento qualificado.
Em entrevista ao SBP Notícias, a médica aponta que o HECAD representa uma conquista para os cuidados das crianças e adolescentes em Goiás, e seus benefícios refletem em toda a pediatria nacional. No bate-papo, a dra. Marise conta mais detalhes sobre sua contribuição no planejamento desse importante projeto; os impactos do hospital para a assistência da população pediátrica; e como o espaço beneficiará a qualificação e valorização dos pediatras.
Confira a seguir a entrevista na íntegra.
SBP Notícias – Quando se falou na criação do HECAD, o que foi idealizado e de que forma a doutora contribuiu para o projeto sair do papel?
Dra. Marise Tófoli (MT) - Por muito tempo, nós trabalhávamos em um hospital que era maternidade escola e já era referência no estado para o atendimento de crianças de alta complexidade. No entanto, tinha uma estrutura muito antiga. Era um hospital que, além da limitação da sua estrutura física, tinha uma limitação muito importante em relação à quantidade de leitos, até mesmo serviços de alta complexidade. Sofríamos com essa falta de recursos de maneira geral, por exemplo, nós não tínhamos tomografia e serviços de endoscopia. Quando me mudei para Goiás há 18 anos, passei no concurso e trabalhei nesse serviço e vi, durante muito tempo, a falta de aplicação de recursos voltados à atenção pediátrica. Com o tempo, houve uma mudança no olhar dos gestores e do Governo do Estado, e empenho da Secretaria Estadual de Saúde. Além disso, tivemos a importante ajuda do dr. Zacharias Calil, que trabalhava no antigo Hospital Materno Infantil como cirurgião pediátrico e hoje é deputado federal. Unimos forças para juntos pensarmos na construção de um serviço que era de grande necessidade. Nesse processo, tivemos várias reuniões para elaborar o projeto e definirmos o que precisávamos dentro da pediatria. Atuei principalmente nesta área, explicando quais serviços deveriam ser criados e a necessidade de contemplar todas as áreas de atuação, incluindo também os serviços multidisciplinares como psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e fisioterapia. Com isso, conseguimos construir e idealizar um serviço de excelência e continuamos buscando alcançar esta meta.
SBP Notícias – Qual contribuição o HECAD traz para a pediatria de Goiânia, tanto no atendimento aos pacientes quanto no trabalho dos pediatras de Goiânia?
MT – Localmente o HECAD desempenha um importante papel. Infelizmente, nós temos um déficit considerável na Atenção Primária em pediatria aqui no estado de Goiás. Então, consequentemente, esses atendimentos ficam reprimidos. Como o nosso hospital tem o compromisso de ter as portas abertas, recebemos muitas dessas crianças que ficam sem o acompanhamento ideal na Atenção Primária. Além disso, somos um centro de referência que recebe crianças não só do estado, mas de todo o Brasil - como, por exemplo, pacientes do Pará, Tocantins, Bahia e Minas Gerais. Já para os pediatras, a abertura do HECAD trouxe, em primeiro lugar, uma valorização para a classe. Foi um ganho porque os gestores e entidades governamentais conseguiram ver a importância da pediatria e como a criança deve ser atendida pelo profissional adequado e capacitado, que estudou para isso. Ou seja, o nascimento deste hospital é uma forma de valorização do pediatra. Em segundo momento, claro que surgiram boas ofertas de emprego, mais vagas e oportunidades de trabalho para os pediatras e isso também deve ser levado em consideração
SBP Notícias – O HECAD foi pensado para ser uma unidade de referência? Essa meta foi alcançada?
MT – Ele foi inaugurado há dois meses, em fevereiro deste ano, e está em funcionamento desde dezembro do ano passado. Na inauguração, grande parte dos serviços já funcionavam. Atualmente, ele está preparado para receber 120 crianças internadas, com 30 leitos de UTI em funcionamento, incluindo UTI respiratória. Contamos também com serviços de urgência e emergência totalmente planejados com fluxo muito bem sistematizado para atendimento na porta, nas salas de estabilização, nas salas de observação e internações. Todas as áreas de atuação estão sendo contempladas, como a gastroenterologia, pneumologia, infectologia, cardiologia, endocrinologia, ortopedia pediátrica, cirurgia, entre outros. Temos ainda atendimento ambulatorial multidisciplinar; uma unidade de atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual; um centro de tratamento em fissurados com uma equipe de cirurgia plástica e fonoaudiologia; além disso, serviços de oftalmologia e otorinolaringologia estão sendo formados nesse momento.
SBP Notícias – Quais são as metas futuras para o HECAD no que tange a qualidade de atendimento e estrutura física e de equipamentos?
MT – Estamos em uma fase que precisamos de profissionais. Surgiu uma demanda muito grande de pessoas capacitadas com Registro de Qualificação de Especialidade (RQE), pois fazemos questão que essas crianças sejam atendidas por pediatras. Somos um serviço de referência em pediatria, principalmente na área da emergência. Ter esses profissionais faz toda a diferença para que a criança receba um atendimento adequado nessa fase da urgência e emergência. Precisamos que os pediatras venham para cá conhecer o serviço. Por esse motivo, faço o convite para que os pediatras venham conhecer Goiânia e, principalmente, conheçam esse serviço de atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) que está nascendo com a intenção de ser de excelência. Um centro formador e de capacitação para novos pediatras está sendo planejado para que a gente consiga replicar o conhecimento que vai ser gerado no hospital. Atualmente já somos um campo de estágio para residência em pediatria, que já existia no estado. A partir do ano que vem teremos em gastroenterologia pediátrica.
SBP Notícias – Gostaria de fazer algum tipo de agradecimento por essa conquista em Goiânia?
MT – Agradeço a todos os envolvidos desde o início. Todo o empenho da Secretaria Estadual de Saúde - em especial para Cynara Porto Ferreira dos Santos, que era assessora do secretário de saúde e atualmente é diretora técnica do Hecad. Ela teve um papel fundamental nas nossas conversas iniciais de planejamento do hospital e continua se empenhando para que tudo flua bem para que ele atinja seu potencial. Agradeço também ao deputado Zacarias Kali e ao governador, Ronaldo Caiado, porque sem a observação deles para essa necessidade da pediatria, é claro que isso não teria acontecido. Por fim, reforço meu agradecimento à SBP, em especial à dra. Luciana Silva, por nos visitar e tomar conhecimento do que conquistamos aqui. É um enorme feito para a pediatria, e receber o apoio da SBP para que a gente mostre o que está acontecendo em Goiás é muito importante para inspirar mais pessoas a lutarem por isso. De pouco em pouco, a gente consegue atingir uma sensibilização maior para a necessidade de hospitais específicos para a pediatria em todo o País.
Foto: Dra. Marise Tófoli (site)
SBP reforça alerta sobre perigo de desafios online envolvendo cri...
18/04/2025 , 12:3618º Pneumoped: Pediatras reforçam compromisso pelo enfrentamento ...
17/04/2025 , 16:12Síndrome Metabólica: O que o pediatra precisa saber
17/04/2025 , 08:28SBP participa do I Encontro de Saúde da Criança e II Encontro de ...
15/04/2025 , 18:18PED CAST SBP: "Cuidados com a voz da criança"
14/04/2025 , 17:08Inscrições abertas para o exame de Área de Atuação em Oncologia P...
14/04/2025 , 16:32