O presidente do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Renato Kfouri, foi escolhido na categoria Ciência e Saúde do Prêmio Faz a Diferença, do jornal O Globo em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). O anúncio foi feito na edição de sábado (28) do jornal. O reconhecimento, segundo o periódico, se deve ao fato de o pediatra “ser uma das vozes mais ativas no esclarecimento sobre vacinas, em especial para crianças” no ano de 2021. O prêmio é realizado desde 2003 e destaca pessoas e instituições que serviram de inspiração por sua atuação.
“O dr. Renato Kfouri demonstrou ser um exemplo ímpar de pediatra, incansável no seu papel de transmitir informações baseadas na ciência em linguagem fácil para toda a população. Um orgulho para a Pediatria brasileira”, afirma a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva.
O prêmio, assinala dr. Kfouri, vai além do reconhecimento pessoal, mas sim de uma área da medicina que se fortaleceu durante a pandemia por meio da comunicação. “Poucos profissionais até então tinham uma atuação para além do seu consultório no sentido de informar coletivamente, de colaborar com a saúde pública com informações tão importantes. E, nessa pandemia, com a politização, discussões e as incertezas geradas, a posição de vários especialistas foi fundamental para maior adesão à vacinação, em especial, além de outras medidas”, disse dr. Renato Kfouri.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A LISTA COMPLETA DOS PREMIADOS
Em tempos de fake news, negacionismo e constante disposição para a polêmica, o especialista levou informação confiável aos brasileiros que estavam precisando dela para garantir seus cuidados com a saúde. Foram conhecimentos que auxiliaram e possibilitaram a distinção de enunciados verdadeiros dos falsos não apenas pela população, mas também por profissionais de saúde.
“Levamos informações para nossos pares que também muitas vezes estavam inseguros nessa fase de difícil construção de conhecimento. No momento de tantas incertezas foi uma satisfação assumir esse papel não só na informação de qualidade para a população em geral, mas para os colegas e comunidade cientifica e profissionais da saúde”, afirma.
Presença constante na televisão, rádio e internet, dr. Kfouri, juntamente com os membros do DC de Imunizações da SBP, mostrou compromisso social, prestando esclarecimentos importantes à população sobre os riscos da não vacinação e da necessidade de medidas de prevenção contra covid-19, entre outras infecções virais, e reforçando a importância da ciência no combate à pandemia.
“Encaro esse papel como um dever de cidadão e de como profissional nas entidades que eu represento. Ser reconhecido é emocionante, gratificante e sem dúvida algo inimaginável e incomparável a qualquer menção ou prêmio que eu já tenha recebido em toda a carreira”, salienta.
Ele ressalta que o prêmio é dividido entre vários colegas de profissão que demonstraram empenho e compromisso à saúde diante da pandemia. “Tenho certeza de que estou representando vários que tiveram esse mesmo papel que eu. Por acaso fui eu, mas podia ser outros especialistas que tiveram o mesmo comportamento e uma atuação muito grande nesse cenário, dentro de cada área. Agradeço também aos veículos de imprensa que tiveram oportunidade de colaborar e exerceram um papel crucial sendo, muitas vezes, a voz da divulgação das informações tão fundamentais durante a crise sanitária”.
TRAJETÓRIA – Presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) entre 2016 e 2022, dr. Renato Kfouri especializou-se em pediatria e neonatologia no Hospital do Servidor Público Estadual e em infectologia pediátrica na SBP. Há mais de 25 anos é especialista em imunizações e doenças infecciosas.
O especialista também é membro do Comitê Técnico Assessor do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde; membro da Comissão Estadual de Imunização do Estado de São Paulo; diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm); e membro da Diretoria de Cursos e Eventos da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP); da European Society of Pediatric Infectious Diseases (ESPID); e da Sociedad Latinoamericana de Infectologia Pediatrica (SLIPE).
Durante a pandemia, colaborou como subinvestigador da vacina de Oxford, foi consultor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e membro da Comitê Extraordinário de Monitoramento Covid-19 da Associação Médica Brasileira (CEM COVID-AMB).
Em sua trajetória profissional, contribuiu com várias publicações de artigos científicos e capítulos de livros relacionados à imunização, além de realizar inúmeras palestras e conferências em eventos nacionais e internacionais sobre imunizações.
PEDCAST SBP: "ingestão de corpos estranhos"
23/12/2024 , 14:15Nova live traz atualizações sobre o neurofibromatose tipo 1
23/12/2024 , 09:26Novos fenótipos da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é tem...
23/12/2024 , 09:21Especialista da SBP é nomeado para Grupo Consultivo Estratégico s...
23/12/2024 , 09:19SBP cria Grupo de Trabalho para aprofundar estudos sobre a relaçã...
23/12/2024 , 09:13SBP lança atualização do Calendário de Vacinação da Criança e do ...
20/12/2024 , 11:06