PRN capacita profissionais em Ilha de Parintins, no Amazonas

Durante o Novembro Roxo, mês em conscientização e prevenção da prematuridade, o Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (PRN-SBP) ofereceu cursos na Ilha de Parintins, segundo município mais populoso do estado do Amazonas – com apoio da Sociedade Amazonense de Pediatria (Saped), Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas (CREMAM) e Prefeitura de Parintins. Entre 12 e 14 de novembro, foram qualificados 30 profissionais de saúde; destes, 6 médicos, 2 fisioterapeutas, 11 enfermeiros e 11 técnicos de enfermagem.

A 369 km da capital, a cidade escolhida para receber a capacitação foi a primeira da região a ter uma UTI Neonatal, inaugurada recentemente no dia 15 de outubro, no Hospital Regional Dr. Jofre Cohen, que é referência para as cidades próximas. Coordenado pelas dras. Briza Claudiamara Rego Rocha, Nádia Pires e Rossiclei de Souza Pinheiro, foram realizados cursos de reanimação neonatal sobre os temas: sala de parto para maior e menor de 34 semanas e transporte do recém-nascido de alto risco.

“O treinamento da equipe tem um grande impacto no cuidado dos recém-nascidos, iniciado na sala de parto. Já as aulas sobre transporte auxiliarão as regiões ribeirinhas próximas a Parintins, que tem a cidade como referência do cuidado neonatal”, explica dra. Briza.

A especialista pontua ainda que a sequência de cursos contribui para a disseminação de conhecimentos teóricos e práticos para os profissionais de saúde da cidade e localidades próximas, e fortalece o principal objetivo da iniciativa: reduzir os índices de morbimortalidade causados por asfixia neonatal.

Na visão da presidente da SAPED, dra. Elena Marta Amaral dos Santos, a ação foi um divisor de águas para a assistência neonatal de Parintins e do interior do Amazonas. “Durante os treinamentos foi enfatizado a importância da capacitação e necessidade de equipamentos imprescindíveis para assistência ao recém-nascido", destaca.