PRN com parceria CRM-MA capacita 105 médicos em São Luís e Imperatriz


No mês de dezembro, um grupo de 12 pediatras maranhenses, instrutores do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (PRN SBP), coordenado pela pediatra Dra. Marynéa Vale, teve a oportunidade de capacitar mais de 100 colegas médicos do estado do Maranhão, no Curso de Reanimação Neonatal para RN >34 semanas. A capacitação fez parte do Projeto de Educação Continuada, da atual gestão do Conselho Regional de Medicina do Maranhão (CRM MA) que tem a Dra Marynéa Vale entre seus membros da atual Diretoria.

O curso de Reanimação Neonatal teve o objetivo de capacitar médicos do estado do Maranhão, de todas as especialidades envolvidas na atenção materno-infantil, em habilidades na abordagem sequenciada ao recém-nascido que necessita de reanimação nos minutos seguintes ao parto, para redução de mortalidade neonatal por asfixia.

Segundo as Diretrizes do PRN SBP, a asfixia perinatal é a terceira causa básica de óbito de crianças abaixo de 5 anos no Brasil, atrás apenas da prematuridade e anomalias congênitas. O progresso na sobrevida neonatal deve incluir a qualificação do atendimento ao RN e da força de trabalho responsável por tal atendimento.

As capacitações foram realizadas em Unidades Hospitalares de São Luís (Hospital Universitário da UFMA e Maternidade de Alta Complexidade da SES-MA), no prédio do CRM MA, em São Luís, além da cidade de Imperatriz (distante 1000 km da capital). Foram contemplados médicos (incluindo médicos residentes de obstetrícia e anestesiologia) da capital e de diversos municípios do estado.

Marynea Silva do Vale e Roberta Borges C de Albuquerque
Coordenação Estadual no Maranhão - Programa de Reanimação Neonatal da SBP