PRN-SBP capacita mais 400 profissionais no Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba e Bahia

Uma série de treinamentos do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (PRN-SBP) capacitou médicos e outros profissionais da saúde de diferentes instituições dos estados do Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba e Bahia. Nos meses de outubro, novembro e dezembro, mais de 400 alunos foram capacitados a fim de promover a melhoria na assistência neonatal em todo o Brasil.

Confira a seguir mais detalhes sobre os cursos:

Rio Grande do Norte – A Sociedade de Pediatria de Rio Grande do Norte (Sopern) e o PRN, através de uma parceria com o laboratório Chiesi, realizaram cursos de reanimação neonatal para médicos e profissionais de saúde, em várias cidades do interior, entre outubro e novembro. No total, 103 alunos receberam o treinamento nas cidades de São José do Mipibu, Ceará-mirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Caicó, Currais Novos, Mossoró e Pau dos Ferros, abrangendo praticamente todas as regionais de Saúde do estado.

Para conduzir as capacitações, 12 instrutores do PRN colaboraram com a iniciativa em hospitais, nas sedes administrativas de saúde, na sede da Sopern e na Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.  A coordenadora estadual do PRN no estado, dra. Nivia Arraes, enfatiza que a recepção dos cursos é ainda melhor nos municípios do interior, em que a solicitação por cursos de atualização é unânime.

“É de extrema importância treinarmos um número grande de profissionais uma vez que a mortalidade neonatal ainda é elevada na nossa região e a realização dos cursos é uma das ações de grande impacto na atenção perinatal. A troca de conhecimentos é fantástica”, ressaltou a dra. Nivia.

Maranhão – Em parceria com a Coordenação de Educação Continuada do Conselho Regional de Medicina do Maranhão, a Sociedade de Puericultura e Pediatria do Maranhão (SPPMA) realizou capacitações em São Luís e no município de Imperatriz, no mês de dezembro. Os treinamentos alcançaram 105 alunos e recebeu médicos de diversas cidades como Codó, Bacabal, Carutapera, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Açailândia e Viana.

As capacitações foram realizadas em Unidades Hospitalares de São Luís (Hospital Universitário da UFMA e Maternidade de Alta Complexidade da SES-MA), no prédio do CRM-MA, em São Luís, além da cidade de Imperatriz. “O curso atingiu vários médicos, inseridos em diferentes contextos: residentes em obstetrícia, anestesiologia e recém-formados” aponta a coordenadora estadual do PRN no Maranhão e presidente da SPPMA, dra. Marynea Silva Vale.

Paraíba – A parceria entre a Sociedade Paraibana de Pediatria (SPP) e a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, capacitou 122 profissionais de saúde em técnicas vitais para a sobrevivência de recém-nascidos, em novembro. O treinamento mobilizou alunos de diversas cidades paraibanas, incluindo Cajazeiras, Patos, Mamanguape, Itabaiana, Cabedelo, Queimadas, João Pessoa, Campina Grande, Pombal e Souza.

“Com esses profissionais devidamente treinados e diversas instituições equipadas para promover a educação continuada, a Paraíba dá um passo significativo na melhoria do atendimento neonatal. A expansão do número de profissionais capacitados contribuirá para um impacto duradouro na saúde dos recém-nascidos, semeando esperança e garantindo um futuro mais saudável para as gerações”, destaca o coordenador estadual do PRN na Paraíba, dr. Paulo Fernando Martins Filho.

Bahia – Com apoio da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), a Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) realizou capacitação de 73 médicos em curso de termo; 81 profissionais de saúde no curso de reanimação para não médicos; 75 profissionais (médicos e não médicos) no curso do prematuro; e 87 profissionais (médicos e enfermeiros) no curso de transporte. As capacitações tiveram início em maio e se encerraram em outubro de 2023.

A coordenadora do PRN na Bahia, dra. Patrícia Oliveira, ressaltou que os treinamentos contemplaram profissionais de 30 municípios do estado, como: Alagoinhas, Antas, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Camacan, Campo Formoso, Candeias, Capim Grosso, Carinhanha, Cipó, Dias D’Avila, Entre Rios, Esplanada, Feira de Santana, Guanambi, Ibitiara, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itapetinga, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Macaúbas, Palmeiras, Pojuca, Ribeira do Pombal, Santo Antônio de Jesus, Seabra e Simões Filho 

“Conseguimos abranger profissionais de diversas cidades da Bahia e com certeza isso terá um importante impacto na morbimortalidade neonatal do nosso estado”, explicou a dra Patrícia.