PRN-SBP capacita mais de 170 profissionais de saúde no Amazonas

Novos treinamentos do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (PRN-SBP) aconteceram nos meses de abril e maio. Os cursos – realizados na sede da Sociedade Amazonense de Pediatria (Saped), em Manaus (AM) – foram conduzidos pelas dras. Briza Rocha (coordenadora), Ana Paula Alfaia, Rossiclei Pinheiro, e Nadia Pires (instrutores).

Durante todo o mês de maio ocorrerão as aulas práticas para 120 enfermeiros da empresa de Serviço de Enfermagem e Gestão de Saúde do Amazonas (SEGEAM), que prestará serviços em algumas maternidades públicas da capital. Já as aulas teóricas iniciaram no último dia 28 de abril. Também em abril, aconteceu o treinamento dos 58 residentes de pediatria R1 e R2, dos quais 30 no Curso de Reanimação em Sala de Parto.

“A importância do treinamento dos residentes está relacionada diretamente com a qualidade do atendimento em sala de parto e a redução da asfixia perinatal visto que o risco de morte e agravos aumenta 16% a cada 30 segundos de demora para iniciar a ventilação até o sexto minuto de nascimento”, destaca a coordenadora do PRN no Amazonas, dra. Briza Rocha.

Os módulos de aprendizagem foram divididos em aulas teóricas on-line e práticas, de forma presencial. Todos os protocolos de segurança preconizados pelo Ministério da Saúde e Vigilância Sanitária como forma de prevenção do risco de transmissão da covid-19 estão sendo seguidos rigorosamente.

“Foram montadas três mesas para seis alunos, assim conseguimos manter o distanciamento, e que todos usassem os Equipamentos de Proteção Individual necessários. Até os lanches foram distribuídos em caixas boxes individuais”, conta a dra. Briza.

PRN EM NÚMEROS – No primeiro trimestre de 2021, o PRN-SBP já realizou 132 cursos, culminando com a certificação de 545 médicos e 220 profissionais de saúde em reanimação neonatal, 65 alunos no Curso de Prematuro e 121 no Curso de Transporte do Recém-Nascido de Alto Risco.

No ano passado, mesmo com a pandemia da COVID-19, o Programa de Reanimação Neonatal da SBP realizou 671 cursos, certificando 4.621 profissionais, distribuídos da seguinte forma: 2.565 médicos e 1.122 profissionais de saúde em reanimação neonatal; 620 alunos no Curso de Prematuro; e 314 no Curso Transporte do Recém-Nascido de Alto Risco.

“Apesar de todas as dificuldades decorrentes da pandemia, os instrutores continuam bem ativos”, declaram as coordenadoras do PRN-SBP, dras. Maria Fernanda Almeida Branco e Ruth Guinsburg.

O PRN-SBP tem como objetivo disseminar conhecimentos atualizados relativos ao cuidado do neonato ao nascer, no transporte e na estabilização imediata após a reanimação, com a finalidade de reduzir a mortalidade associada à asfixia perinatal. Os cursos seguem as abordagens e orientação do ILCOR (Internacional Liaison Committee on Resuscitation) com carga horária de 8 horas de duração, dividida em duas aulas teóricas e quatro aulas práticas.