PRN-SBP capacita profissionais em Tocantins e Rio Grande do Norte

Tocantins (TO) e Rio Grande do Norte (RN) receberam mais uma vez cursos do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (PRN-SBP). A iniciativa da SBP, em parceria com a Sociedade Tocantinense de Pediatria (STOP) e Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Norte (Sopern) ocorreu entre setembro e outubro deste ano.

Em TO, o treinamento aconteceu em setembro na capital, Palmas, quando 59 médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas participaram da edição. Todos os alunos, provenientes das cidades de Augustinópolis (TO), Conceição do Araguaia (PA), Porto Nacional (TO), Uruaçu (GO) e Porangatu (GO), foram aprovados. Participaram do curso oito instrutores do PRN-SBP de Tocantins, dentre eles a presidente da STOP, dra. Ana Mackartney de Souza Marinho.

“Tocantins é um Estado grande e a maioria das cidades está distante da capital, impossibilitando a assistência aos recém-nascidos por médicos habilitados. Um ponto importante que consideramos foi que nenhum dos profissionais que participou havia feito o curso anteriormente e, além disso, temos uma peculiaridade de fazermos fronteira com seis estados e todos os profissionais vieram de cidades que estão em áreas fronteiriças”, analisa dra. Paula Fabricia de Carvalho, vice-coordenadora do PRN em Tocantins.

Também em setembro, foram capacitadas nove parteiras tradicionais indígenas, na cidade de Itacajá, no Norte de Tocantins. “Esse treinamento para as parteiras tradicionais foi realizado pessoalmente por mim e pela dra. Marynea Silva do Vale, que veio de São Luís (MA). Foi um enorme desafio, visto que romper com as resistências de ensinamentos passados há gerações entre mães e filhas não é um processo rápido. O nosso trabalho com as alunas foi com os materiais convencionais do curso de PRN- SBP”, detalha dra. Paula Fabricia de Carvalho, uma das instrutoras.

Segundo as coordenadoras do PRN-SBP, as dras. Maria Fernanda Branco de Almeida e Ruth Guinsburg, a realização dos cursos em Palmas e Itacajá foi possível devido à parceria entre a SBP e a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que desde o ano de 2008 possibilita a doação de material para as aulas práticas, além da infraestrutura local para os cursos serem ministrados pelos instrutores do PRN-SBP. 

Os cursos no Rio Grande do Norte foram realizados em outubro. Os quatro treinamentos do PRN-SBP aconteceram na sede da Sopern, em Natal (RN), e foram voltados para médicos, com conteúdos relacionados à reanimação de bebês maiores de 34 semanas. Os mais de 30 participantes também foram aprovados. Atuaram como instrutores os drs. Manoel Reginaldo Rocha de Holanda; Nívia Maria Rodrigues Arrais; Aldenilde Rebouças Falcão de Castro; e Claudia Rodrigues Souza Maia.