PRN-SBP lança novo “Manual do Instrutor” para assistência de recém-nascidos menores de 34 semanas

O Brasil é o 10º país do mundo em número absoluto de prematuros. Segundo dados do Ministério da Saúde, 340 mil bebês nascem prematuros todo ano no País. O cuidado com esse público motivou a publicação do Manual Didático do Instrutor - Reanimação do Recém-nascido <34 semanas. O conteúdo dá suporte aos cursos do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (PRN-SBP) e é exclusivo para instrutores, seguindo as Diretrizes da Reanimação Neonatal 2022 - que tem como base as recomendações do International Liaison Committee on Resuscitation (ILCOR).

O material, lançado na segunda quinzena de outubro, já foi disponibilizado para 582 instrutores em todo o Brasil e o conteúdo já está sendo ministrado aos pediatras e profissionais de saúde. Com o manual, os alunos terão acesso à atualização sobre: preparo do atendimento do recém-nascido (briefing); uso de ventilação com pressão positiva com ventilador mecânico manual; e reanimação avançada; entre outros. Esses temas são disponibilizados de forma teórica, com duas aulas; e prática, com quatro aulas.

As coordenadoras nacionais do PRN-SBP, dra. Maria Fernanda Branco de Almeida e dra. Ruth Guinsburg, explicam que o material foi construído em diálogo com os 54 coordenadores estaduais e tem como objetivos qualificar o atendimento aos recém-nascidos pré-termo por todo o Brasil e aumentar a consistência da educação continuada dos pediatras que atuam em sala de parto e na assistência neonatal.

“O começo da vida do prematuro é um momento crítico. Neste manual estamos tentando ensinar práticas baseadas em evidências científicas para promover a saúde neonatal e melhorar a qualidade de vida desses pequenos brasileiros”, destacam. 

A última publicação lançada pelo PRN-SBP em agosto de 2022, o Manual Didático do Instrutor - Reanimação do Recém-Nascido ≥34 semanas, auxiliou na atualização de 1713 médicos e 768 não médicos, de agosto a outubro deste ano. No total, foram realizados 280 cursos por todo o país até o momento.