PRN-SBP lançará manual sobre cuidados pós-reanimação neonatal durante o 24º Congresso Brasileiro de Perinatologia

O Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (PRN-SBP) lançará nesta semana o “Manual sobre Cuidados Pós-Reanimação Neonatal”. Elaborado pelos drs. Leni Anchieta, João Lyra e Ligia Rugolo, o livro será apresentado durante a programação do 24º Congresso Brasileiro de Perinatologia, que ocorre a partir de amanhã (26) em Natal, no Rio Grande do Norte.

“O recém-nascido que passa pela reanimação é considerado de risco. Se a gente qualifica os profissionais de saúde que atuam nesse atendimento para reconhecer um possível problema de maneira precoce, melhor será o prognóstico. O conteúdo da publicação é extremamente relevante e tem como base as evidências científicas mais recentes que envolvem a área”, destaca a dra. Leni Anchieta.

Segundo os autores, durante as primeiras horas de vida do recém-nascido ocorrem mudanças importantes de adaptação à vida pós-natal. O pediatra deve estar apto a detectar e encaminhar problemas agudos que precisam ser resolvidos rapidamente, uma vez que, dentre os neonatos que morrem por asfixia perinatal, mais da metade vem a óbito nas primeiras 24 horas após o nascimento.

“O Manual indica de maneira didática quais procedimentos precisam ser empregados pelo pediatra na avaliação, identificação e intervenção dos principais problemas que podem ocorrer após a reanimação. Além disso, apresenta abordagens sobre problemas cirúrgicos e infecciosos. Tais medidas são componentes do cuidado global do recém-nascido e indispensáveis dentro do processo de assistência”, enfatizam os drs. João Lyra e Ligia Rugolo.

CONTEÚDO – O Manual tem como objetivo fornecer orientações detalhadas sobre os diferentes cuidados necessários para a adequada assistência ao recém-nascido que foi submetido a procedimentos de reanimação neonatal em sala de parto. Os principais temas abordados são: visão geral dos cuidados pós-reanimação; o preparo para admissão do recém-nascido após a reanimação; abordagem sistematizada e organizada dos cuidados pós-reanimação; estabilização inicial e particularidades; e abordagem do neonato por órgãos e sistemas.

As coordenadoras do PRN-SBP, dras. Maria Fernanda Branco de Almeida e Ruth Guinsburg, destacam que é a primeira vez que um Manual sobre o tema é publicado no País. “As técnicas de reanimação neonatal durante o nascimento têm sido cada vez mais disseminadas. Porém, apenas isso não basta. O cuidado qualificado no transporte do recém-nascido do local do nascimento até a unidade de internação neonatal, assim como a avaliação minuciosa de possíveis agravos e a aplicação de intervenções terapêuticas adequadas, são cruciais para a sobrevida dos recém-nascidos e minimizar sequelas”, afirmam.

VENDA – Foram impressas mil e quinhentas unidades do exemplar, que estarão à venda na sede da Fundação Sociedade Brasileira de Pediatria (FSBP), em São Paulo (SP). A partir do dia 27, os interessados em adquirir o novo Manual poderão entrar em contato com a secretaria do PRN-SBP, à Alameda Jaú, 1742, 5º andar/51, Cep. 01420-002, bairro Cerqueira Cesar, ou pelo telefone (11) 3068-8595 ou e-mail [email protected].