Com o objetivo de disseminar conhecimento sobre o cuidado do neonato ao nascer, no transporte e na estabilização imediata após a reanimação, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) promove treinamentos em todo o Brasil por meio do Programa de Reanimação Neonatal (PRN). Durante os meses de junho e julho, o PRN capacitou profissionais de saúde em Goiás e no Piauí, com apoio da Sociedade Goiana de Pediatria (SGP) e da Sociedade de Pediatria do Piauí (Sopepi).
Em Goiás, nos dias 22 e 23 de junho, foram treinados 114 profissionais de saúde (fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos de enfermagem), 25 médicos e 6 novos instrutores. Os cursos foram realizados na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em Goiânia, e contou com o apoio do grupo de ações humanitárias da Igreja.
A coordenadora do PRN em Goiás, dra. Fernanda Peixoto, ressalta o impacto positivo da ação e pontua que esse foi o maior e mais abrangente treinamento em reanimação neonatal que ocorreu no estado, devido ao número de participantes e ao envolvimento de pessoas de todas as regiões do estado e de toda a equipe multiprofissional de assistência perinatal.
“Para nós, esse treinamento foi muito importante, pois conseguimos alcançar diversos profissionais de saúde das diferentes regiões do nosso estado, propiciando não apenas a capacitação desses profissionais, mas também garantindo a essas regiões a condição de continuar realizando novos cursos. Nossa expectativa é que, com o treinamento em larga escala de profissionais de saúde envolvidos com o parto e assistência neonatal, possamos diminuir, principalmente, o impacto da asfixia neonatal no estado de Goiás”, destaca a dra. Fernanda.
Dra. Renata Lorenzetti, que também coordenou as ações do PRN em Goiás, aponta que os treinamentos foram essenciais para a divulgação do conhecimento e ampliação da capacitação dos profissionais que prestam assistência perinatal em todo o Brasil. “Vivemos em um país continental e muito heterogêneo, que também apresenta grandes diferenças no que se refere à disponibilidade de recursos e profissionais na área da saúde”, ressalta.
Já no Piauí, cerca de 37 profissionais de saúde participaram da capacitação realizada em Teresina, na sede da Sopepi, nos cursos teórico-práticos de reanimação neonatal de bebês maiores que 34 semanas e de transporte neonatal, realizados nos dias 07 e 08 de julho. A coordenadora do PRN no Piauí, dra. Mariza Fortes, destaca que o objetivo é continuar proporcionando o treinamento em vários municípios do estado.
“A execução correta da reanimação pode ser responsável pela sobrevivência do recém-nascido. Com essas aulas didáticas e de fácil entendimento, tivemos um excelente aproveitamento e conseguimos levar informação e conhecimento em prol da saúde dos bebês e de suas famílias, através do desempenho e compromisso dos profissionais envolvidos”, pontua dra. Mariza.
Representante da SBP participa de 2º Simpósio sobre Doenças Crôni...
21/11/2024 , 14:53Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho da SBP apresentam ...
18/11/2024 , 12:16JPed: acesse agora os artigos do volume 100 - edição 6
18/11/2024 , 12:18SBP realiza webinar sobre hipovitaminose D para atualizar pediatr...
18/11/2024 , 12:15Pediatras celebram recertificação do Brasil como país livre do sa...
18/11/2024 , 12:14Reporte Semanal JPed: confira os novos informativos disponíveis e...
18/11/2024 , 12:12