PRN-SBP treina 31 médicos e 27 profissionais da enfermagem em Beira, Moçambique

A equipe do PRN-SBP realizou o treinamento em reanimação neonatal para 31 médicos e 27 profissionais da enfermagem na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Católica de Beira, em Moçambique, na África. O grupo foi recebido pelo Diretor da Faculdade, Prof. Auxiliar Ramires Alfredo Mlucasse.

A maioria dos profissionais que participa desse treinamento atua no Hospital Central da Beira, referência para a região, e também em centros de saúde onde são atendidas urgências, inclusive partos.

“Estão nos acompanhando uma servidora da embaixada do Brasil em Maputo, a Sra. Beatriz Tembe, e uma representante do Ministério da Saúde de Moçambique, a pediatra Dra. Joyce Ventura. Temos ainda o apoio de um pediatra local, dr. Amir Seni, que trabalhou na seleção dos alunos e organização logística dos cursos”, destaca a coordenadora da ação do PRN-SBP em Moçambique, dra. Marcela Damásio.

Ela conta que a cidade de Beira foi atingida em 2019 pelo ciclone Idai, que destruiu parte da cidade. “Os moradores se lembram bem da equipe de elite do Corpo de Bombeiros Minas Gerais, que foi a primeira equipe a chegar à cidade após o ciclone e ainda estava aqui quando ocorreu o segundo ciclone, menos intenso”, observa.

A capacitação técnica foi totalmente financiada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MMR), e está alinhada com a filosofia de investir nos recursos humanos para produzir resultados sustentáveis e promover autonomia. “Assim, aqui também serão formados instrutores que darão continuidade à implementação do Programa Moçambicano de Reanimação Neonatal”, destaca dra. Marcela Damásio.

Essa ação do PRN-SBP em Moçambique faz parte da cooperação técnica organizada e financiada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE) com apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e da Sociedade Mineira de Pediatria (SMP) em parceria com o Ministério da Saúde de Moçambique (MISAU) e a Associação Moçambicana de Pediatria (AMOPE).