Professora Vera Lúcia Vilar de Araújo Bezerra é eleita como nova acadêmica na ABP

A professora dra. Vera Lúcia Vilar de Araújo Bezerra, do Distrito Federal, se tornou a mais nova acadêmica titular da Academia Brasileira de Pediatria (ABP). Ela ocupará a cadeira de número 8, que tem como patrono o Professor Dr. Augusto Gomes de Mattos, do Rio de Janeiro (RJ), e teve como último ocupante o acadêmico Professor Dr. Jayme Murahovschi, de São Paulo (SP). A vaga foi criada após o pleito deste para transferir sua titularidade para Emérito. A eleição ocorreu em assembleia extraordinária on-line, realizada na última quinta-feira (30/11). A data da posse será definida e divulgada posteriormente.

Nascida em Natal (RN), ela formou-se em medicina pela Universidade Federal daquele estado, em 1969, tendo feito residência em pediatria pela Universidade de São Paulo, em 1971. É mestre em Nutrição Humana pela Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, da Universidade de Londres, desde 1976, e doutora em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo, desde 1985.

Em sua trajetória profissional, já atuou como docente na área de pediatria na Universidade de Brasília com os seguintes temas: avaliação do estado nutricional, aleitamento materno e crescimento e desenvolvimento. Seu trabalho e dedicação rendeu-lhe diversas homenagens e honrarias, entre elas o Diploma de Mérito Ético Profissional, concedido em 2019 pelo Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal, por completar 50 anos de ininterrupto exercício profissional sem qualquer sanção ética e pela relevante contribuição à Medicina do Distrito Federal. 

A dra. Vera também possui intensa atividade associativa. Por duas gestões, ocupou a presidência da Sociedade de Pediatria do Distrito Federal, no período de 1994-1995 e 2010-2011, entre outros cargos em diretorias anteriores. Na SBP, foi membro do Comitê de Pediatria Ambulatorial (1994-1995), do Grupo de Trabalho de Residência e Estágio, entre 2001 e 2003, e do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial, de 2004 a 2006.