Para disseminar conhecimentos atualizados sobre cuidados com o recém-nascido no momento do parto, o Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (PRN-SBP), por meio da Sociedade Paraense de Pediatria (Sopape), realizou a capacitação de profissionais de saúde e residentes de pediatria no Pará nos meses de novembro e dezembro.
Em Santarém, cidade que fica a Oeste no Estado e a mais de mil quilômetros de Belém, foram treinados 42 profissionais da saúde do Hospital Municipal de Santarém, entre técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos que trabalham na assistência neonatal, profissionais do Samu, da obstetrícia e da emergência pediátrica. O curso teve como objetivo qualificar os especialistas em técnicas de ressuscitação em sala de parto para recém-nascidos com idade gestacional igual ou superior a 34 semanas.
Na ocasião, as aulas teóricas e práticas foram ministradas pelas instrutoras do PRN, dras. Terezinha Leão, Marina Chanini, Karine Pastana e Naheri Ferreira. Com duração de aproximadamente oito horas, o curso apresentou os passos iniciais de ressuscitação, aspectos sobre a ventilação com balão e máscara, intubação, massagem cardíaca e medicações.
“Esse Hospital é onde há o maior número de partos da região. É o lugar que recebe 90%, das pacientes para obstetrícia no município de Santarém. Com essa capacitação, queremos e melhorar a qualidade da assistência neonatal e reduzir a morbimortalidade desse período”, explica a dra. Terezinha.
BELÉM – Já na capital do Estado, Belém, ocorreu, em 7 novembro, o treinamento de oito residentes R2 de pediatria da Universidade Federal do Pará (UFPA). Na ocasião, também ocorreu a qualificação dos especialistas para auxiliar nos procedimentos de reanimação em recém-nascidos de termo e pós-termo (idade gestacional de 34 semanas ou mais), conforme as condutas do PRN-SBP de 2016. As aulas teóricas e práticas foram ministradas pela instrutora do PRN e presidente da Sopape, dra. Vilma Hutim.
“É muito importante que todos os profissionais de saúde, pediatras e residentes de pediatria participem do curso e sejam capacitados nas mais recentes condutas da reanimação. Com esses cursos queremos qualificar ainda mais o atendimento ao recém-nascido na sala de parto e, assim, possamos contribuir para a diminuir da mortalidade por asfixia perinatal, assim como reduzir as morbidades e comprometimentos neurológicos das crianças em nosso Estado”, explica. Dra. Vilma.
Eleições SBP | Chapa “A voz da pediatria” é homologada pela Comis...
03/04/2025 , 11:27Estão abertas as inscrições para vaga de acadêmico titular da ABP...
03/04/2025 , 10:20PED CAST SBP: A criança autista e o uso de tecnologias
02/04/2025 , 13:3817º Alergoped reúne mais de 750 congressistas em São Paulo para d...
28/03/2025 , 14:4617º Alergoped | Impacto das alterações climáticas na saúde de cri...
28/03/2025 , 14:23SBP e ASBAI atualizam terapêuticas em casos de alergia alimentar
27/03/2025 , 14:05