Programa de Acreditação da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial


A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), mantém, desde 1998, seu Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC), reconhecido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e certificado pela The International Society fo Quality in Health (ISQua), principal organização de âmbito mundial que promove a melhoria da qualidade e a segurança na prestação de serviço em saúde.

O PALC é um programa sem finalidade comercial, de cunho educativo e com participação voluntária, que funciona por meio de auditorias periódicas realizadas por profissionais com grande experiência no setor laboratorial. Os auditores do PALC avaliam a adequação dos laboratórios a padrões de qualidade que englobam as várias fases do processo laboratorial, desde a coleta de amostras, seu acondicionamento e condições de preservação/transporte; as condições analíticas que envolvem validação de reagentes, métodos analíticos e equipamentos, passando pela calibração de instrumentos, até o reporte do laudo final.

A acreditação de laboratórios clínicos visa assegurar aos médicos e pacientes a certeza de que os exames são realizados dentro de padrões técnicos controlados, e que os resultados dos exames são confiáveis e possuem a qualidade desejada, permitindo que os médicos solicitantes se baseiem nos resultados reportados para tomarem as suas decisões. Assim, um resultado de exame pode influenciar significativamente o resultado de assistência à saúde.

Confira a relação de laboratórios acreditados pelo Programa da SBPC/ML no portal da instituição. Acesse http://www.sbpc.org.br/?A=7 e veja a lista de laboratórios com o selo do PALC.