Programa de Reanimação Neonatal da SBP avança com capacitações na Região Norte

A cidade de Ouro Preto do Oeste (RO) recebeu uma nova edição do curso para atendimento em sala de parto de recém-nascidos com mais de 34 semanas do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (PRN-SBP). Ministrado na última sexta-feira (23) pela instrutora estadual, dra. Adriana Cristina Capila, o treinamento teve como objetivo qualificar médicos e outros profissionais de saúde da cidade, situada a 323 km da capital Porto Velho, em procedimentos para ressuscitação no momento do nascimento.

“Um em cada dez neonatos sofre alguma intercorrência e precisa de auxílio para que o pulmão se encha de ar e para que o coração e toda a circulação sanguínea, inclusive aquela dirigida ao cérebro, se adaptem a funcionar adequadamente sem a placenta e o cordão umbilical. Nesses casos, é fundamental ter um profissional no local preparado a intervir”, informou a dra. Adriana Capila.

De acordo com a pediatra, a coordenação estadual do PRN-SBP tem como intuito treinar o máximo de especialistas que atuam nas salas de parto do município. Cerca de 18 profissionais dos Hospitais São Lucas, Bom Jesus e Doutora Laura Maria Braga já foram capacitados nas aulas teóricas e práticas do curso ao longo do mês de julho. Nos próximos meses, serão iniciadas turmas para o curso de Transporte do Recém-Nascido de Alto Risco, uma vez que, por não possuir Unidades de Terapia Intensiva Neonatais, muitos dos neonatos graves de Ouro Preto do Oeste são transferidos para a capital do Estado.

“A ampliação dos treinamentos em Rondônia só foi possível devido à doação dos manequins de alta fidelidade, feita pela Sociedade de Pediatria de Rondônia (Sopero) e pela SBP. Antes, as aulas da nossa região eram restritas à Ji-Paraná, pois utilizávamos o material cedido por uma universidade daquela cidade. Com esses novos modelos, podemos levar os cursos ao interior e assim qualificar os especialistas em manobras práticas de massagem cardíaca, intubação e cateterismo”, explicou.

PARÁ – Na cidade de Altamira, interior do Pará, a Sociedade Paraense de Pediatria (Sopape) com apoio da Secretaria Estadual de Saúde também deu continuidade às ações de capacitação do PRN-SBP. No último final de semana (17 e 18 de agosto), no auditório do Hospital Regional da Transamazônica, 21 profissionais de saúde foram qualificados nos cursos destinado à reanimação de recém-nascidos com mais de 34 semanas e outros 20 em Transporte do Recém-Nascido de Alto Risco. No início de 2020, será iniciada a capacitação em reanimação de prematuros no município.

Segundo a presidente da Sopape, dra. Vilma Hutim, uma das principais frentes de atuação da filiada é lutar pela redução dos índices de mortalidade neonatal. “Situações de asfixia perinatal são recorrentes. Nesses casos, é imprescindível a qualificação fornecida pelo PRN-SBP, pois habilita o profissional a agir dentro do ‘Minuto de Ouro’, que são os primeiros sessenta segundos na vida do ser humano. Se a criança ficar por mais tempo sem oxigênio, há um amplo espectro de possibilidades, desde pequenas deficiências no aprendizado escolar até sequelas neurológicas graves ou mesmo a morte. Nosso esforço é justamente para garantir a vida”, salientou.