Programa de Reanimação Neonatal da SBP capacita médicos em tríplice fronteira com a Colômbia e Venezuela

Para dar continuidade ao processo de interiorização do conhecimento no Amazonas, o Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (PRN-SBP), por meio da Sociedade Amazonense de Pediatria (Saped), capacitou mais 16 médicos nos cursos para atendimento aos recém-nascidos. A formação ocorreu em São Gabriel da Cachoeira, cidade a quase 900 km da capital do estado.

Os especialistas, médicos aspirantes do Exército Brasileiro de diversos estados do País, foram treinados na sala de parto do Hospital de Guarnição de São Gabriel da Cachoeira entre os meses de julho e agosto. A unidade integra a estrutura do Serviço de Saúde do Exército e é o único hospital da cidade.

Segundo o dr. Antonio Candeia, Instrutor de Reanimação Neonatal e o responsável por organizar a atividade, o treinamento desses profissionais foi essencial para melhorar a qualidade no atendimento aos recém-nascidos na região e, assim, diminuir as taxas de mortalidade neonatal. “A assistência pré-natal na cidade é precária, pois muitas gestantes não recebem nenhum atendimento nesse período e nossa demanda envolve muitas crianças que, em geral, apresentam complicações peri e pós-natais preveníeis”, explica.

DESAFIOS DA ASSISTÊNCIA – Em virtude de sua localização, na tríplice fronteira com Colômbia e Venezuela, a instituição atende também a cidadãos dos países vizinhos. “São Gabriel da Cachoeira é conhecida por abrigar 23 etnias e também por ser o único município a possuir quatro línguas oficias: português, nheengatu, tucano e baníwa”, comenta.

De acordo com o dr. Candeia, os atendimentos realizados no Hospital de Guarnição abrangem uma variedade de complexidades, recursos restritos, além da dificuldade logística quanto à transferência de pacientes graves ou com demanda de especialistas.

Desde maio de 2016, o PRN-SBP já treinou na região Norte do Brasil 1.059 médicos e 877 profissionais de saúde no curso de Reanimação Neonatal, sendo 467 dos médicos e 305 dos profissionais do Amazonas. Para conhecer mais sobre os cursos oferecidos pelo PRN-SBP, acesse o site: http://www.sbp.com.br/especiais/reanimacao-neonatal/http://www.sbp.com.br/especiais/reanimacao-neonatal/