O Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (PRN-SBP) presta publicamente homenagem ao estimado dr. José Dias Rego, membro titular da Academia Brasileira de Pediatria (ABP), que a partir do segundo semestre deste ano se despede de suas funções no Grupo Executivo do PRN e na coordenação do Programa no Rio de Janeiro.
Conforme afirmam as coordenadoras-gerais do PRN, dras. Maria Fernanda de Almeida e Ruth Guinsburg, a obstinação e o trabalho do especialista ao longo de décadas foram um verdadeiro alicerce para a expansão e o sucesso da reanimação neonatal no Brasil. “Sua presença entusiasmada, profissional e carinhosa sempre foi fundamental”, ressaltam.
Por seu pioneirismo e excelência técnica, o pediatra é amplamente conhecido no País, tendo inúmeros artigos científicos e livros publicados sobre a importância do aleitamento materno, reanimação neonatal e, em especial, humanização no atendimento ao recém-nascido. Na SBP, ocupou diferentes cargos na área da assistência ao neonato, desde a função de instrutor até chegar à coordenação local do PRN.
Com mais de 50 anos de trabalho dedicados à pediatria brasileira, atualmente o dr. José Dias Rego se mantém atuante ministrando aulas em hospitais particulares do Rio de Janeiro (RJ) e na Maternidade Alexander Fleming.
HOMENAGENS – Escolhido para ocupar a função de presidente de honra do 1° Simpósio Brasileiro de Aleitamento Materno da SBP – realizado em Fortaleza (CE), em 2017 –, o pediatra foi homenageado pela diretoria da instituição em função de sua contínua contribuição em prol da amamentação no Brasil.
Ainda em 2017, dr. José Dias Rego também foi escolhido pela Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro (SMCRJ) para receber o título de “Médico do Ano”, em reconhecimento por seu trabalho nas áreas da clínica médica, ensino e pesquisa.
Ao longo de sua carreira, abordou diversos assuntos em eventos e periódicos científicos, como a importância do aleitamento materno ainda na sala de parto, desde os primeiros minutos de vida do bebê; a participação da mãe na UTI Neonatal; a terapia de reidratação oral; a humanização da equipe médica no atendimento ao recém-nascido (Método Canguru); entre outros.
SBP reforça alerta sobre perigo de desafios online envolvendo cri...
18/04/2025 , 12:3618º Pneumoped: Pediatras reforçam compromisso pelo enfrentamento ...
17/04/2025 , 16:12Síndrome Metabólica: O que o pediatra precisa saber
17/04/2025 , 08:28SBP participa do I Encontro de Saúde da Criança e II Encontro de ...
15/04/2025 , 18:18PED CAST SBP: "Cuidados com a voz da criança"
14/04/2025 , 17:08Inscrições abertas para o exame de Área de Atuação em Oncologia P...
14/04/2025 , 16:32