Programa de Reanimação Neonatal da SBP prossegue com qualificações em Porto Velho (RO)

A Sociedade de Pediatria de Rondônia (Sopero), por meio do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (PRN-SBP), capacitou um novo grupo de profissionais de saúde em procedimentos de reanimação para recém-nascidos com idade gestacional de 34 semanas ou mais. A ação tem como objetivo contribuir para a redução dos atuais índices de mortalidade por asfixia perinatal, responsável por aproximadamente 30% dos óbitos neonatais no Brasil.

A capacitação ocorreu no último sábado (23), no Núcleo de Educação Permanente do Hospital de Base Ary Pinheiro, em Porto Velho (RO). Com duração de cerca de oito horas, as duas aulas teóricas e quatro aulas práticas foram conduzidas pelo dr. Alberto Castroviejo e dr. Adenilson Oliveira Gomes, ambos instrutores do PRN-SBP. Entre os temas abordados: passos iniciais de ressuscitação; ventilação com balão e máscara; intubação; massagem cardíaca; e medicações.

No domingo (24), ocorreu ainda a qualificação de uma instrutora local no curso de Transporte do Recém-Nascido de Alto Risco, conforme as condutas atualizadas de 2018. O curso fornece habilitação para realizar a locomoção intra-hospitalar e inter-hospitalar do recém-nascido de alto risco de modo eficiente e seguro.

Para o mês de março, está prevista também a capacitação de mais 18 técnicos de enfermagem na mesma unidade hospitalar. De acordo com os instrutores estaduais do Programa, investir de forma constante na capacitação dos profissionais locais é uma das principais ações para garantir mais qualidade no atendimento dos recém-nascidos.

“De modo geral, ainda enfrentamos dificuldades significativas em relação ao atendimento pediátrico na região Norte. O intuito do PRN-SBP é justamente atingir cada vez mais novos lugares, para auxiliar na melhoria dos serviços”, destacam.

BALANÇO – Entre 2016 e 2018, somente em Rondônia, foram qualificados 71 médicos e 97 profissionais de saúde no curso de Reanimação Neonatal; e 12 especialistas no curso de Reanimação do Prematuro na Sala de Parto.Atualmente, além de Porto Velho, as cidades de Ji-Paraná, Ariquemes e Caocal também possuem instrutores habilitados.

Para conhecer mais sobre os cursos oferecidos pelo PRN-SBP, acesse o site: www.sbp.com.br/reanimacao.