Programa de Reanimação Pediátrica capacita profissionais de saúde no Mato Grosso do Sul

A Sociedade de Pediatria do Mato Grosso do Sul (SPMS) treinou novos profissionais de saúde de Campo Grande no curso de Suporte Avançado de Vida em Pediatria (PALS, em inglês). O treinamento, que integra o Programa de Reanimação Pediátrica da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), teve duração de 18 horas. Na oportunidade, os especialistas foram preparados para o reconhecimento precoce e atendimento adequado de crianças e adolescentes com iminente risco de morte ou parada cardiorrespiratória.

O curso ocorreu foi realizado nos dias 18 e 19 de agosto pelos instrutores do PALS no estado, drs. Christina Lajo, Fábio Lopes, Mauro Moura, Rômulo Kuroda, Silvia Yonamine e Tania Hildebrand. Segundo a dra. Tânia Hildebrand, coordenadora do curso no estado, a participação dos pediatras é fundamental, pois assim haverá um melhor atendimento aos pacientes.

“A partir do treinamento, os pediatras que irão atender emergências têm uma mudança de postura em relação ao quadro, com uma capacidade de resolução muito maior. Dessa forma, é possível melhorar também o encaminhamento dessa criança e evitar falência ou parada respiratória”, enfatiza.

No curso, os especialistas estudaram assuntos como o Suporte Básico de Vida; abordagem e tratamento de emergências respiratórias; eletroterapia e distúrbios do ritmo em pediatria; abordagem do choque e abordagens de vias de acesso para fazer medicação, principalmente a vida intraóssea, entre outros. Além disso, simularam os casos mais comuns em prontos-socorros infantis para treinar o atendimento desses pacientes com patologias graves.

HISTÓRICO – Desde 1998 o PALS integra o quadro de ações da SBP, que visa fortalecer a educação dos pediatras brasileiros e ampliar a qualidade dos serviços ofertados à população pediátrica. Ao longo desses 20 anos, o programa instalou 19 polos de treinamento espalhados pelo País, proporcionando capacitação em ressuscitação de crianças e adolescentes, tendo treinado mais de 10 mil pediatras.

Entre julho de 2017 e agosto de 2018, 91 profissionais foram aprovados no PALS nos polos da região Centro-Oeste (GO, MS e DF), sendo 26 dos especialistas oriundos do Mato Grosso do Sul. Para conhecer mais sobre os cursos oferecidos pelo PALS/SBP, acesse o site: http://www.sbp.com.br/especiais/pals/http://www.sbp.com.br/especiais/pals/